Documentos

Propostas do Capitão Inojosa para o príncipe regente Dom Pedro acerca da conquista dos Palmares

Resumo

A existência dos mocambos de Palmares, nome dado ao agrupamento de negros fugidos em Pernambuco no século XVII, assustava os moradores e autoridades da região. Com o aumento gradual do número de amocambados e os conflitos armados entre os grupos, é necessário pensar em novas maneiras de chegar até o quilombo e em endurecer a pena aos rebeldes, assim como incentivar incursões ao local.

Artifícios da Narrativa

O autor inicia sua carta atentando para o fato de ser impossível conquistar os Palmares pelas matas de Pernambuco, tentando convencer o príncipe que o melhor a se fazer é levar as incursões pela Bahia. Utiliza de todo o seu conhecimento sobre a prática de captura de negros fugidos e da geografia da capitania e redondezas para tentar demonstrar ao príncipe a melhor e mais segura maneira de chegar aos Palmares sem ser descoberto pelos rebeldes. Ao classificar os Tapuias como inimigos dos aquilombados e expressar a necessidade da participação de uma tropa negra que havia sido comandada por Henrique Dias, demonstra que as camadas marginalizadas da população também poderiam lutar entre si.

Ler o documento

Informações

Documento possui 3 páginas

Revolta relacionada ao documento

Palmares

1677

Autoria

Manoel Inojosa

Capitão das ordenanças de Santo Antônio da Conquista

Destinatário

Príncipe regente D. Pedro

 / Principe/Princesa

Referência do documento original

Biblioteca da Ajuda Cod. 50-V-37, fl. 230-231, doc. 81ª

Referência do documento reproduzido

FREITAS, Décio. República de Palmares: pesquisa e comentários em documentos históricos do século XVII. Maceió: Ufal, 2004. Pp. 104-106.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Citar

Manoel Inojosa, Array, , "PROPOSTAS PARA O COMBATE DOS PALMARES". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/propostas-para-o-combate-dos-palmares/. Publicado em: 31 de maio de 2022.

    Imprimir página

Compartilhe