Manuscritos dos volumes 578, 581 e 138 do Arquivo Público da Bahia; manuscritos da Biblioteca Nacional, I – 28, 23, 1 nº 1-12
Salvador, alta de preços: mal estar social; idéias iluministas e notícias da revolução francesa: contestação.
“O Povo Bahiense para o futuro pretende, manda e quer que seja feita para o futuro a sua revolução nesta cidade e seu termo para o que faz que seja ciente o Comércio desta Cidade (...) hão de ter todo o direito sobre as suas fazendas com auxilio do Povo segundo o plano e boa ordem para que esse fim se tem pensado além do socorro de fora.”
“(...) aquele que quer que seja que recusar será morto e logo se fará seqüestro de seus bens” - “Assim seja entendido aliás... Do povo Bahiense Republicano em consulta dos Deputados”
O objetivo do documento seria atrair comerciantes. Busca-se fazê-lo primeiro com supostas medidas que beneficiariam estes – ampliação de suas atividades –, mas também busca-se intimidá-los, com ameaças, para que não reajam à revolução. Nesse sentido, morte e sequestro de bens seriam medidas bastante ameaçadoras.
“Povo”
“republicano”
“pretende, manda e quer”
“seja feita para o futuro a sua revolução”
“seja ciente o comércio”
“plano e boa ordem”
“socorro de fora”
“as medidas de tudo a bem do povo”
“aumento do Comércio e Lavradores”
“aquele que... recusar será morto”
“seqüestro de seus bens”
“Deputados”
Manuscritos dos volumes 578, 581 e 138 do Arquivo Público da Bahia; manuscritos da Biblioteca Nacional, I – 28, 23, 1 nº 1-12
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Presença Francesa no Movimento Democrático Baiano de 1798. Salvador: Itapuã, 1969. p. 151-152.
"Do povo Bahiense Republicano em consulta dos Deputados”, , , "AVISOS III". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/avisos-iii/. Publicado em: 31 de maio de 2022.