Logo

 

Página Inicial

Perfil

Linhas de Pesquisa

Publicações

Artigos

 

Pesquisadores

Pós-Graduandos

Graduandos

 

Projetos em Andamento

Dissertações e Teses

 

Simpósios

Agenda

Contato

Créditos

Links

 

 

Perfil

O Núcleo de Pesquisas sobre Estado e Poder no Brasil filia-se às linhas de pesquisa "Poder e Sociedade" e “Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, trabalhando de forma privilegiada na interseção entre elas uma vez que seus integrantes procuram enfatizar em seus estudos e pesquisas a relação entre Estado e Poder em suas distintas manifestações e contextos históricos.

O eixo aglutinador das reflexões e investigações desenvolvidas é a imbricação entre as frações da classe dominante brasileira e as múltiplas agências do Estado, ainda que cada um dos participantes trabalhe com algum(ns)/alguma(s) agente(s)/agência(s) em particular.

Adotando a concepção gramsciana de Estado Ampliado, os integrantes do Núcleo o entendem enquanto uma relação em permanente dinâmica que envolve a interação entre sociedade civil e sociedade política, pressupondo, também, a abordagem de aspectos econômico-sociais nos diferentes processos/objetos focalizados. A marca diferencial do Núcleo é sua filiação ao pensamento de Antonio Gramsci, bem como seu viés teórico-metodológico, almejando uma "história total". Vale ressaltar que se trata de um coletivo de pesquisadores que aplica esse mesmo referencial à produção de conhecimento com base em intensa pesquisa documental, em HISTÓRIA, o que é pouco usual no campo das Ciências Humanas.

Outro aspecto comum aos pesquisadores é o entendimento da Cultura enquanto cimento da ação política, sendo essa a perspectiva que permite visualizar e trabalhar as disputas em torno do Estado restrito – assim como internamente a ele - como processos de construção de hegemonia e contra-hegemonias.

Os participantes comungam de procedimentos metodológicos que têm se transformado em sua "marca registrada" junto à comunidade acadêmica, influenciando uma rede de pesquisadores ligados a inúmeras instituições e Grupos de Pesquisa no país. Tais procedimentos são:

Em nome da integração, preservação e disseminação dos pressupostos unificadores deste coletivo e da divulgação de resultados de pesquisa, o Núcleo reúne-se, anualmente, desde 2004, no “Simpósio Estado Brasileiro”, atividade que vem contribuindo para o expressivo crescimento dos quadros do próprio Núcleo, bem como para o intercâmbio com outros Grupos de Pesquisa e instituições nacionais.

O Núcleo de Pesquisas sobre Estado e Poder no Brasil é cadastrado no CNPq.

 

© NUPEP/UFF - 2007/2022