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Sobre oCEO

O que é o CEO?

O Centro de Estudo do Oitocentos (CEO) foi fundado na UFF, em agosto de 2002, com a intenção de ser um espaço de trabalho coletivo. Caracteriza-se por se constituir em um espaço interinstitucional, direcionado para o estudo da história do que convencionamos denominar de longo século XIX, período que se estende desde o que conhecemos como crise do sistema colonial, em fins do século XVIII, até o final da República Velha.

A partir de temáticas comuns, a sua proposta consiste em reunir núcleos, laboratórios, linhas de pesquisa, professores e alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes instituições, com o intuito de trocar informações, montar bancos de dados, compartilhar experiências e discutir resultados de nvestigações e bibliografias afins.

Conta com um núcleo de pesquisadores permanentes formado pelos professores Doutores Carlos Gabriel Guimarães, Gladys S. Ribeiro e Martha Campos Abreu, da UFF; José Murilo de Carvalho, Marcos Bretas, Celeste Zenha Guimarães, Manoel Salgado Guimarães, Álvaro Nascimento, da UFRJ; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, Lúcia Maria Paschoal Guimarães, Tânia Maria T. Bessone da Cruz Ferreira, da UERJ; Ricardo Salles, da FFP-UERJ, Keila Grinberg, da UNIRIO, Ivan de Andrade Vellasco e Silvia Maria Jardim Brgger, da UFSJ; Alexandre Mansur Barata e Silvana Mota Barbosa, da UFJF; Adriana Pereira Campos, da UFES.

Objetivos do CEO

1) Elaborar sínteses historiográficas a partir dos novos trabalhos realizados nas Pós-Graduações que, muitas vezes, comportam apenas análises regionais, perdendo de vista o contexto global;
2) Estimular a difusão de bancos de dados elaborados por pesquisadores, alunos de Pós-Graduações e professores associados, alimentados por pesquisas individuais e/ou coletivas, incrementado sua circulação entre os estudiosos do século XIX, abrindo a possibilidade de instituir um sistema de informação sobre o século XIX permanentemente atualizado, a partir da colaboração de todos;
3) Formar novos bancos de dados, por fundo documental ou temático, de autoria individual ou coletiva;
4) Fazer circular a experiências de montagem de banco de dados, tanto por meio de assistência teórico- metodológica, como pela cessão de instrumentos de trabalho, como tabelas e máscaras já elaboradas por professores filiados;
5) Promover discussões e intercâmbios sobre os temas de interesse dos pesquisadores e sobre os resultados alcançados em investigações desenvolvidas;
6) Divulgar os resultados das pesquisas feitas pelos associados no portal do CEO, facilitando o intercâmbio acadêmico;
7) Divulgar artigos e livros escritos pelos associados;
8) Divulgar entre os professores de ensino fundamental e médio os resultados das pesquisas desenvolvidas, preparando inclusive material didático para esses níveis de ensino;
9) Convocar seminários regionais e nacionais para incrementar a troca de experiências e o diálogo;
10) Realizar, entre os membros pertencentes s universidades sediadas no Rio de Janeiro, atividades periódicas de troca acadêmica, de tal modo a constituir uma linha permanente de pesquisa;
11) Divulgar notícias de interesse geral dos associados.

História

PRONEX 2003

O grupo de pesquisadores do CEO (Centro de Estudos do Oitocentos) já vem se reunindo regularmente desde a sua fundação, em agosto de 2002, tendo encontros mensais de trabalho.  Além disso, pensando na estrutura maior do CEO, realizou reuniões de trabalho no dia 27/08/2002, onde elaborou forma e objetivos de atuação, indicando as atividades prioritárias a serem realizadas; no dia 22 de outubro de 2002, definiu o planejamento dos eventos de abril de 2003, elegendo uma Comissão Executiva para tal atividade, e no dia 12 de novembro, deliberou o título final do Seminário do CEO na ANPUH (Associação Nacional de História) de João Pessoa.  A partir desta data, a Comissão Executiva começou a atuar. Foram, então, realizados um Seminário Regional (o 1º deste tipo) na Universidade Federal Fluminense, nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2003 (programação e relato sobre este Seminário em anexo); um Seminário Nacional no âmbito da ANPUH de João Pessoa (programação em anexo do Seminário Temático: Entre escravos, migrantes e livres pobres: questões de identidade, liberdade e cidadania nos oitocentos) e uma reunião no dia 12 de setembro de 2003, intitulada “O oitocentos em banco de dados”, com duas sessões: “Escravidão em banco de dados” e “Poder e política em banco de dados”.  Além disso, duas coletâneas estão sendo organizadas pelos membros do Projeto, com os resultados dos seminários acima.  Uma primeira está sendo organizada pelas Profas. Drªs. Lúcia Maria Paschoal Guimarães (UERJ) e Gladys Sabina Ribeiro (UFF); uma outra pelos Profªs. Drs. Marcos Bretas e Carlos Gabriel Guimarães.

As estruturas dos cursos de graduação e de pós-graduação em História no estado do Rio de Janeiro não oferecem espaço para a criação de hábitos de trabalho coletivo, nem condições de diálogo permanente entre os professores/pesquisadores que se dedicam a áreas temáticas comuns em instituições diferentes.  Assim sendo, premidos por esta necessidade, os professores Doutores Gladys S. Ribeiro, Márcia M. M Motta, Carlos Gabriel Guimarães, Martha Campos Abreu, da UFF; José Murilo de Carvalho, Marcos Bretas, Celeste Zenha Guimarães, Manoel Salgado Guimarães, Álvaro Nascimento, da UFRJ; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, Lúcia Maria Paschoal Guimarães, Tânia Maria T. Bessone da Cruz Ferreira, da UERJ; Keila Grinberg, da UNIRIO, fundaram o Centro de Estudo do Oitocentos (CEO).   Logo receberam a adesão de outros colegas das suas próprias universidades (Profas. Doutoras Gizlene Neder e Hebe Castro, da UFF; Profs. Doutores Marco Morel e Ricardo Salles, da UERJ), e de instituições de outros estados (Prof. Doutor Ivan de Andrade Vellasco e Profa. Doutora Silvia Maria Jardim Brügger, da UFSJ; Prof. Doutor Alexandre Mansur Barata e Profa. Doutora Silvana Mota Barbosa, da UFJF; Professora Doutora Adriana Pereira Campos, da UFES). A boa acolhida obtida junto à comunidade acadêmica gerou a necessidade de realizar um primeiro encontro regional e outro de âmbito nacional para trocas mais aprofundadas.

O CEO caracteriza-se por se constituir em um espaço interinstitucional, direcionado para o estudo da história do que convencionamos denominar de longo século XIX, período que se estende desde o que conhecemos como crise do sistema colonial, em fins do século XVIII, até o final da chamada República Velha.  A sua proposta consiste em reunir núcleos, laboratórios, linhas de pesquisa, professores e alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes instituições, com o intuito de trocar informações, montar bancos de dados, compartilhar experiências e discutir resultados de investigações e bibliografias afins.

De um modo geral, o CEO se propõe à consecução dos seguintes objetivos: 1) Elaborar sínteses historiográficas a partir dos novos trabalhos realizados nas Pós-Graduações que, muitas vezes, comportam apenas análises regionais, perdendo de vista o contexto global; 2) Estimular a difusão de bancos de dados elaborados por pesquisadores, alunos de Pós-Graduações e professores associados, alimentados por pesquisas individuais e/ou coletivas, incrementado sua circulação entre os estudiosos do século XIX, abrindo a possibilidade de instituir um sistema de informação sobre o século XIX permanentemente atualizado, a partir da colaboração de todos; 3) Formar novos bancos de dados, por fundo documental ou temático, de autoria individual ou coletiva; 4) Fazer circular a experiências de montagem de banco de dados, tanto por meio de assistência teórico-metodológica, como pela cessão de instrumentos de trabalho, como tabelas e máscaras já elaboradas por professores filiados; 5) Promover discussões e intercâmbios sobre os temas de interesse dos pesquisadores e sobre os resultados alcançados em investigações desenvolvidas; 6) Divulgar os resultados das pesquisas feitas pelos associados em futuro site do CEO, facilitando o intercâmbio acadêmico; 7) Divulgar artigos e livros escritos pelos associados; 8) Divulgar entre os professores de 1 e 2 º graus os resultados das pesquisas desenvolvidas, preparando inclusive material didático para esses níveis de ensino; 9) Convocar seminários regionais (a cada dois anos) e nacionais (também a cada dois anos, e sempre no âmbito o Simpósio Nacional da ANPUH), para incrementar a troca de experiências e o diálogo; 10) Realizar, entre os membros pertencentes às universidades sediadas no Rio de Janeiro, atividades periódicas de troca acadêmica, de tal modo a constituir uma linha permanente de pesquisa; 11) Divulgar notícias de interesse geral dos associados.

Vale acrescentar que professores fundadores do CEO, que abrigará o projeto ora proposto, já mantinham com alguma regularidade um certo diálogo e uma troca acadêmica, embora os julgassem precários, necessitando de maior sistematização. Decidiram, então, reunir esforços e criar um espaço institucionalizado para discussões e intercâmbios sobre temas de seus interesses. Partindo de objetos e abordagens comuns, o grupo começou a realizar as atividades descritas no item acima e que desembocaram no presente projeto.  Neste sentido, a proposta apresentada ao PRONEX visa fortalecer este núcleo emergente, pois o grupo de pesquisadores principais e colaboradores está diretamente engajado na realização de produtos relativos à pesquisa proposta e aos seus objetivos, por meio da montagem e manutenção de infra-estrutura adequada.

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