M
E
N
U

Projetos doCEO

PRONEX – Projeto 2009

Este projeto, dando continuidade aos dois anteriores financiados pelo PRONEX, pretende revisitar, sob novas perspectivas, um dos mais caros temas da História e das Ciências Sociais: o Estado brasileiro no século XIX, em seus múltiplos matizes. As pesquisas realizadas naquelas ocasiões – focadas no desenvolvimento da cidadania e na construção da nação brasileira – demonstraram a centralidade do Estado neste processo, mas não como entidade a-histórica, agente demiúrgico ou instrumento de classe, e sim enquanto lugar de convergência de disputas, negociações, conflitos e anseios diversos. Não se trata, tampouco, de retomar a velha dicotomia entre sociedade e Estado; este será abordado sob prisma multifacetado, interrelacional e dinâmico, de modo a compreender diversas esferas ou circunscrições, tanto políticas, burocráticas e geográficas, quanto sociais, culturais e econômicas. O novo eixo de reflexão e pesquisa está, portanto, não simplesmente no Estado, mas nessas suas dimensões e fronteiras (reais e simbólicas).

O novo projeto, norteado e articulado a partir de questões controversas fundamentais que configuram um programa comum de pesquisa, deverá propiciar não apenas a revisão de antigas e recentes concepções historiográficas e a investigação de objetos específicos por parte de cada pesquisador, mas, sobretudo, a elaboração coletiva de uma nova interpretação geral do chamado longo século XIX brasileiro.

Para contemplar a riqueza e a abrangência temática do projeto, os dezenove membros da equipe tiveram seus trabalhos agrupados em três linhas de pesquisa, perpassadas por eixos transversais (Estado, práticas de cidadania, questão nacional): Política, Justiça e Instituições; Cultura, Imprensa e História; e Economia e Escravidão.

Período: 01/01/2009

PRONEX – Projeto 2006

O atual projeto pretende dar prosseguimento ao anterior através do aprofundamento de um novo eixo de reflexão e pesquisa: as Dimensões da cidadania no século XIX. Os resultados do último projeto indicaram a necessidade de reunirmos esforços em torno do exame das múltiplas dimensões da cidadania, ao longo do século XIX, já que foram identificados inexplorados caminhos de sua conceituação e vivência. A localização de novas fontes e o trabalho com renovadas perspectivas de análise e estratégias de investigação permitiram a escolha e a delimitação desta relevante problemática.

A continuidade do projeto propiciará a formulação de novos conceitos e a revisão de perspectivas historiográficas que supervalorizam o papel do Estado, e de certos grupos sociais, ou tratam como limitado, ou excepcional, o processo de construção da cidadania no Brasil. Neste sentido, o projeto investigará as distintas dimensões da cidadania no Brasil: os vínculos estabelecidos com o governo e as instituições do Estado; as idealizações e representações da nação; as diferentes concepções e formas da participação política, na esfera pública e nas organizações associativas; a construção dos conceitos políticos, da história da nação, assim como da própria historiografia; e, por fim, a relação entre escravidão, trabalho, direitos e o modelo liberal.

Para contemplar a riqueza e a abrangência temática do projeto e os pesquisadores envolvidos, foram criadas três eixos analíticos: Cidadania, Cultura e História; Cidadania, Escravidão e Economia; Cidadania, Política e Justiça.

Período: 01/01/2006a 31/12/2008

PRONEX – Projeto 2003

Há, no Brasil, atualmente, um surto de estudos históricos sobre o Império, abrangendo várias dimensões da vida social. O projeto aqui proposto pretende delimitar esse vasto campo de investigação em sua abrangência e em seu foco. A redução da abrangência se dará pela reunião de pesquisadores que se dedicam, sobretudo à dimensão política do fenômeno social. Dentro do campo político, ainda excessivamente vasto, o foco se estreitará em torno de dois eixos temáticos, a nação e a cidadania. Embora estreitamente vinculados, podem ser analiticamente distinguidos, referindo-se a nação ao problema da formação de identidades coletivas e a cidadania ao problema das relações entre sociedade e Estado. A esta delimitação da abrangência do campo da pesquisa, agrega-se um foco analítico específico, o de buscar aspectos até agora pouco explorados, seja por limitações teóricas, seja por restrições de bases de dados, dos fenômenos da nação e da cidadania. No campo da construção de identidades coletivas, será dada atenção também a identidades sub-nacionais, como as étnicas, as regionais e as religiosas e será examinado o impacto dessas identidades sobre a construção da identidade nacional. No campo da cidadania, serão pesquisadas, preferencialmente, as manifestações de caráter político que passam ao largo do sistema formal de representação e ações coletivas que indiquem práticas e valores sociais relevantes para o mundo político. Pretende-se com esta proposta abrir novos horizontes no estudo do tema e contribuir para a renovação do paradigma historiográfico existente.

Período: 01/01/2003a 31/12/2005