Projeto 2001 - 2002

Desde o início de 2001, o NUPEHC conta com uma bolsa "Cientistas do Nosso Estado", em nome da Professora Doutora Rachel Soihet, relativa ao projeto apresentado a FAPERJ, em julho de 2000, intitulado "História, Cultura e Educação: Relações entre Pesquisa e Ensino na área de História Cultural". Os objetivos daquele projeto visavam subsidiar esforços de renovação dos diferentes níveis de ensino, tendo como metas prioritárias: a realização de cursos nos âmbitos da graduação, pós-graduação e extensão, a produção de material didático e a publicação de um livro, e a promoção de eventos locais e interinstitucionais. Visavam, em suma, promover a divulgação do conhecimento produzido no Núcleo, através de iniciativas de maior impacto junto à comunidade universitária e aos professores das redes de ensino fundamental e médio, possibilitando, principalmente por intermédio dos Cursos de Extensão realizados e do livro a ser publicado, que o professor da rede pública e particular entrasse em contato com as discussões teóricas e a produção historiográfica desenvolvidas pelo NUPEHC.

Tendo em vista a Nova Lei de Diretrizes e Bases para a educação e a implementação dos novos Parâmetros Curriculares para o ensino fundamental e médio, a história cultural e os estudos norteados pelo conceito de cultura, em especial, vêm adquirindo grande destaque, transformando-se em um dos temas transversais, obrigatoriamente presente em todas as disciplinas.

Diante disso, para o aprofundamento das relações entre Ensino e Pesquisa, o NUPEHC desenvolveu, no âmbito daquele projeto, uma série de atividades e produtos. Destacaram-se, entre eles, os Cursos de Extensão, tendo como público alvo professores da rede fundamental e média, e o livro Ensino de História. Conceitos, temáticas e metodologia, organizado pelas Professoras Martha Abreu e Rachel Soihet, publicado pela editora Casa da Palavra, em 2003. Tais produtos possibilitaram, sem dúvida, a operacionalização e a socialização das discussões e da produção científica do NUPEHC, assim como a sua aplicação à prática do ensino fundamental e médio.

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