Histórico

O Núcleo foi criado em 1992, sob a liderança de Rachel Soihet, com o objetivo de divulgar a história cultural, então vista como uma novidade no meio acadêmico, não apenas no Brasil. A história cultural - também entendida como história social da cultura - propunha novos objetos e formas de abordagem, sendo recebida com um misto de entusiasmo e desconfiança. Desde então, esse entusiasmo vem sendo consolidado pela produção de inúmeras dissertações, teses, artigos e livros, onde os trabalhos dos membros do NUPEHC sobre cultura popular, gênero e identidades (étnicas e nacionais) tiveram significativa expressão.

Ao longo dos anos, o Núcleo teve seu quadro ampliado com a entrada de novos membros e suas diversificadas perspectivas. Dentre elas, ganhou destaque a aproximação com uma renovada história política, preocupada com as relações entre política e cultura: Culturas políticas, políticas culturais e culturas históricas. Integrando professores doutores, alunos de graduação e pós-graduação, o Núcleo se tornou conhecido como um lugar de debate sobre a produção historiográfica, que promove a interlocução com laboratórios e núcleos afins da UFF e de outras universidades brasileiras e estrangeiras, por meio de intercâmbios e eventos.

Desde 2001, o NUPEHC é financiado pela FAPERJ, por meio do Programa Cientistas do Nosso Estado, concedido à professora Rachel Soihet por anos consecutivos. O primeiro projeto coletivo - História, Cultura e Educação: Relações entre Pesquisa e Ensino na área de História Cultural, desenvolvido no biênio 2001/2002, resultou no livro intitulado Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia (Casa da Palavra, 2003), organizado por Rachel Soihet e Martha Abreu. Esse livro pode ser tido como um marco na história do Núcleo, por tratar-se de seu primeiro trabalho coletivo publicado em tal formato. Procurou articular, de uma forma inovadora, os nossos investimentos em pesquisa - nos eixos de cultura, identidades, cidadania e gênero - com o ensino de História, especialmente através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), de 1999.

O segundo projeto, História e educação: relações de poder e cultura política, desenvolvido no biênio 2003/2004, mantém a preocupação com a pesquisa e o ensino, por meio do estudo da articulação entre cultura e relações de poder. Um dos resultados principais desse projeto foi o livro Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história , organizado por Rachel Soihet, Maria Fernanda Baptista Bicalho e Maria de Fátima Silva Gouvêa (Mauad, 2005). Tal livro representou outro expressivo marco na trajetória do Núcleo, em função da busca pela aproximação entre a história cultural e a renovada história política. A partir deste projeto as discussões historiográficas sobre cultura política tornaram-se o eixo de união de todo o grupo, mesmo que reunindo pesquisadores de diferentes temporalidades e temáticas.

Cabe observar que a incorporação do ensino de história como campo de estudos para o historiador - particularmente para aquele dedicado a explorar a interface entre a história cultural e a história política - pode ser considerada como um movimento fundamental do Núcleo. Nos últimos seis anos o NUPEHC tem se dedicado também a pensar as articulações entre a produção acadêmica, o ensino de história e a formação do professor. Desde o primeiro projeto, nosso exercício foi procurar caminhos possíveis de diálogo com os professores e os conteúdos de história dos Ensinos Fundamental e Médio. Prevalece, sobretudo, o interesse em estimular o debate interdisciplinar, a reflexão teórico-conceitual e metodológica, assim como, os estudos de casos.

No biênio 2005/2006 desenvolvemos nosso terceiro projeto coletivo Cultura & Política: pesquisa e ensino de história, com o objetivo de discutir as relações entre cultura política e cultura histórica, por meio de uma série de estudos de caso, com foco sobre diferentes temas, objetos e períodos. O interesse pela ação dos indivíduos, grupos e movimentos sociais, assim como pela discussão de modelos explicativos ou leituras sobre o passado, em termos culturais e políticos, centralizou os esforços que culminaram no seminário intitulado Cultura política e cultura histórica: pesquisa e ensino, organizado na UFF pelo NUPEHC, em maio de 2006 e, conseqüentemente, no livro recém lançado Cultura Política e Leituras do Passado: Historiografia e ensino de história, organizado por Martha Abreu, Rachel Soihet e Rebeca Gontijo.

Dando continuidade a esta trajetória, estamos agora, envolvidos com o quarto projeto aprovado para o atual biênio 2007-2008: Cultura Histórica e Memória: Pesquisa e Ensino sobre os Usos do Passado. Nossa proposta é analisar os possíveis usos do passado, empreendido por atores diversos. Considerando o renovado interesse pela temporalidade (passado-presente-futuro) no mundo contemporâneo, bem como pela história da própria historiografia, pelas relações entre história e memória, pelas comemorações/rememorações e pela construção de patrimônios (nacionais ou da humanidade, materiais e imateriais) e monumentos e pelos diferentes usos e formas de lidar com o passado, o projeto visa a abordar essas questões através de estudos de casos concretos, de forma a contribuir para o desenvolvimento dos estudos sobre cultura histórica, tendo sempre em vista as possibilidades de sua aplicação no ensino, não só universitário, mas sobretudo fundamental e médio.As informações sobre as atividades em curso poderão ser encontradas no link Eventos.