1 – Projetos coletivos do Laboratório
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Projeto 1: Viagens e Viajantes na Idade Média
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Ano de início:
2014
Integrantes
Doutores
Vânia Leite Fróes (UFF - Coordenadora)
Edmar Checon de Freitas (UFF)
Raquel Alvitos Pereira (UFRRJ)
Beatris Gonçalves (UCAM)
Douglas Mota Xavier (UFOPA)
Solange Pereira Oliveira
Anna Carla Monteiro de Castro
Doutorandos
Afonso Malecha (PPGH-UFF/Universidade de Poitiers)
Débora Santos Martins (PPGH-UFF)
Bacharel
Cláudia Espanha
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Projeto contemplado com o Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia em 2014.
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Descrição
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Estudo das viagens e deslocamentos na Idade Média utilizando-se, para efeitos de comparação de variados recortes temporais e espaciais. Pretende-se analisar as diferentes formas de percepção dos espaços da Cristandade Latina e Oriental (Bizâncio), bem como o da cultura islâmica na Idade Média. Analisa-se as viagens nos seus aspectos materiais (caminhos, transportes, rotas, motivações), preocupando-se, sobretudo com o desenraizamento social e os perigos vivenciados pelas sociedades medievais em seus deslocamentos. A principal abordagem da questão refere-se aos aspectos simbólicos da viagem e dos espaços, enfatizando-se as relações delas com as construções imaginárias e idealizadas do mundo do outro e do encontro de culturas. A abordagem enfatiza os séculos XII-XV.
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Neste Projeto há cinco subprojetos em andamento:
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Subprojeto 1: As narrativas das viagens imaginárias e das peregrinações
Subprojeto 2: As Viagens das embaixadas portuguesas no século XV
Subprojeto 3: As narrativas árabes de Viagem
Subprojeto 4: As narrativas do Mar Oceano: Le Canarien;.De Canaria
Subprojeto 5: Os périplos no Península Ibérica e no Mediterrâneo
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Projeto 2: As artes da cura na Idade Média
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Ano de início:
2014
Integrantes
Doutores
Vânia Leite Fróes (UFF - Coordenadora)
Edmar Checon de Freitas (UFF - Coordenador)
Roberto Godofredo Fabri (UFF)
Priscila Aquino Silva (UNILASALLE)
Tereza Renata Silva Rocha (SEEDUC-RJ)
Leonardo Fontes (Arquivo Nacional)
Graduando
Marcos P. Chacon (bolsista PBIC-UFF)
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Descrição
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O projeto tem como principal objetivo o estudo das artes da cura na Idade Média partindo da ideia de que cura na Idade Média não significa obrigatoriamente o que hoje entendemos como tal. Embora já existam na Baixa Idade Média as universidades que formam os físicos (os médicos da época), estes não tinham de modo algum, o monopólio da cura e do oficio, como atualmente concebemos. A cura era também exercida no âmbito do religioso e assim temos em grande parte as curas feitas por santos ou beatos invocados de diferentes modos, ou mesmo pelo exercício dos herbistas ou naturalistas. O Projeto abrange, portanto, os dois aspectos: a cura propriamente dita e a cura miraculosa e salvacionista.
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Subprojeto 1: A noção de Cura em Afonso X
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Integrantes
Vânia Leite Fróes (UFF - Coordenadora)
Leonardo Fontes
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Descrição
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Nesta primeira etapa do Projeto selecionamos os milagres de Santa Maria, entendendo-se a cura integrada nos milagres da Virgem. Baseia-se na análise das Cantigas de Santa Maria, principal fonte utilizada na pesquisa, que constituem ao todo um conjunto de quatrocentas e vinte e sete composições em galego-português, que no século XIII era a língua fundamental da lírica culta em Castela. Encontram-se repartidas em quatro manuscritos, um deles na Biblioteca Nacional da Espanha (Codex TO), dois no Escorial (Cores/códices E e T) e o quarto em Florença (Codex F), procedentes todos eles da própria corte do rei Afonso X.
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Subprojeto 2: As Narrativas dos Milagres de Cura no Flos Sanctorum
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Integrantes
Vânia Leite Fróes (UFF - Coordenadora)
Tereza Renata Silva Rocha
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Descrição
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O Flos Sanctorum é um conjunto de narrativas hagiográficas baseadas sobretudo na Legenda Aurea. O texto utilizado é a tradução latina para o português medieval. A pesquisa recorta a questão dos milagres de cura relacionados na fonte, analisando-se com maior detalhe os milagres dos santos portugueses. Estes constituem textos inseridos posteriormente na narrativa lusitana. Faz-se a comparação desta narrativa com a Legenda Aurea.
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Subprojeto 3: As artes da cura: a doença e os agentes da cura na Gália merovíngia
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Integrantes
Edmar Checon de Freitas – Coordenador
Marcos P. Chacon (bolsista PBIC-UFF)
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Descrição
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A pesquisa tem como foco a ação e interação na sociedade merovíngia de indivíduos e grupos reconhecidos pela mesma como agentes de cura. Nesse caso inserem-se nessa categoria não apenas os agentes legitimados pelas autoridades religiosas, caso dos santos e suas relíquias, mas também outros especialistas nas artes da cura, como médicos e curandeiros populares. Pretende-se explorar, sobretudo, o material hagiográfico produzido entre os séculos VI e VIII na Gália. Num primeiro momento a pesquisa se concentrará na obra hagiográfica de Gregório de Tours (538-594), estendendo-se em seguida a outras narrativas hagiográficas (Venâncio Fortunato e todo o amplo conjunto composto pelas Passiones vitaeque sanctorum aevi Merovingici - MGH, SRM, t.3-7).
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Projeto contemplado com o Prêmio Vasconcellos Torres – área de Humanidades - 2020.
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Subprojeto 4: O estudo do ensino da medicina e da anatomia na Idade Média
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Integrantes
Roberto Godofredo Fabri Ferreira (Coordenador)
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Descrição
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Pesquisa sobre as questões que envolvem o estudo e o ensino da medicina na Idade Média, com ênfase na pesquisa do corpo humano e da Anatomia. Interroga-se como o saber sobre a anatomia foi transmitido em uma sociedade que condenava abertamente o estudo do corpo humano, notadamente dos mortos.
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Subprojeto 5: Ares pestilenciais: saúde e epidemia - um olhar comparativo entre Lisboa e Porto (século XV/XVI)
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Integrantes
Vânia Leite Fróes (coordenadora)
Priscila Aquino
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Descrição
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A peste negra ou bubônica foi responsável, desde o século XIV, por verdadeiras catástrofes demográficas no Ocidente medieval e moderno. Até o século XVIII a peste grassaria no velho continente. O presente estudo tem como foco a relação entre os surtos pestiferos que acometeram as cidades portuguesas, notadamente Porto e Lisboa nos séculos XV a XVI e as medidas tomadas pelos poderes régios e municipais para conter a epidemia. A proposta é empreender um estudo comparativo das ações de higiene, profilaxia, assistência e terapêutica utilizadas nessas cidades para combater a doença tendo como objetivo verificar a existência de padrões de comportamento na prevenção, controle e tratamento nos casos de pestilência. Muitas são as fontes que nos fornecem informações preciosas para esse estudo. Cartas régias, documentos de câmara, vereações e tratados antipestíferos serão utilizados para rastrear a presença desses modelos de comportamento e ações ao lidar com essa doença aterradora para um amplo período da História do Ocidente. A preocupação de fundo presente nessa empreitada de identificação normatizadora é perceber a saúde, a doença e o controle das epidemias como lugares de atuação privilegiados do poder régio, especialmente, da Dinastia de Avis
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Projeto 3: Imagem e História: estudos em torno dos Livros de Horas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
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Ano de início:
2011
Integrantes
Doutores
Vânia Leite Fróes (UFF - Coordenadora)
Edmar Checon de Freitas (UFF)
Lenora Pinto Mendes
Márcio Selles (todos da UFF)
Raquel Alvitos Pereira (UFFRJ)
Carolina Ferro (Biblioteca Nacional - BN)
Tereza Renata Silva Rocha (SEEDUC-RJ)
Leonardo Fontes (Arquivo Nacional)
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Descrição
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O grupo de pesquisa do Scriptorium, sob a coordenação da Professora Doutora Vânia Leite Fróes estuda o livro de horas de D. Fernando que se encontra na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro de forma multidisciplinar. Uma vez identificados elementos do rito Sarum nas iluminuras do livro o projeto identifica a presença deste rito em Portugal durante a dinastia de AVIS, localizando também as principais peças dos cânticos litúrgicos existentes no manuscrito, referentes ao rito Sarum, praticado pela rainha no Paço.
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Subprojeto 1: O livro de horas de D. Fernando
Subprojeto 2: O rito Sarum em Portugal.
Subprojeto 3: D. João I e as relações com a Inglaterra.
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Projeto 4: Narrativa e espaço nos vitrais da Catedral de Chartres
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Ano de início:
2011
Integrantes
Vânia Leite Fróes (UFF - Coordenadora)
Débora Santos Martins (doutoranda – PPGH-UFF)
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Projeto contemplado com o Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia em 2013.
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Descrição
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Partindo da noção básica do espaço como categoria sociocultural, concebido no interior de cada formação histórica, pretende-se analisar a construção espacial dos vitrais da Catedral de Chartres a partir das narrativas situadas na fachada, na nave, no transepto e no coro, enfatizando-se os dois primeiros. Trata-se de pesquisa vinculada ao universo da história cultural e da antropologia histórica do Ocidente Medieval (GAHOM). O aporte temático proposto poderá fornecer elementos para a compreensão de importantes vetores da cultura cristã da latinidade, bem como dos modos diferentes do fazer ars (no sentido medieval do termo). O estudo da imagem figurativa na Idade Média refere-se sempre a um universo sacralizado e ordenado segundo os tempos da narrativa bíblica e hagiográfica. Assim, qualquer espaço é hierarquizado numa estrutura temporal vivenciada como garantia da salvação de cada cristão. O espaço é um lugar-tempo que se realiza a cada momento, como se o cristão estivesse dentro da cena. O espaço das catedrais é também um caminho de peregrinação e de purificação, e inclui uma noção de performance que atualiza na narrativa, a cada momento o caminho da salvação. O estudo iconográfico dos vitrais de Chartres deverá contemplar num primeiro plano a própria concepção da Catedral como um cosmos ordenado segundo o modelo divino. Num segundo plano pretende-se analisar a figuração dos vitrais da fachada e do transepto analisando-se o lugar que ocupam na narrativa sagrada, comparando-se estas imagens com os textos bíblicos.
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Projeto 5: Nação e identidade: estudos temáticos sobre a Dinastia de Avis
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Ano de início:
2011
Integrantes
Doutores
Vânia Leite Fróes (Coordenadora - UFF)
Lenora Pinto Mendes
Márcio Selles
Roberto Fabri (UFF)
Beatris Gonçalves (UCAM)
Carolina Ferro (UNICARIOCA)
Douglas Motta (UFOPA)
Miriam Cabral Coser (UNIRIO)
Priscila Aquino Silva (Faculdade São Bento)
Katiuscia Quirino Barboza (SEEDUC-RJ)
Doutorandas
Josena Nascimento Lima Ribeiro
Sabina dos Santos Costa Freitas (PPGH-UFF)
Mestrando
Carlos Tadeu Freitas Costa (PPGH-UFF)
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Descrição
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Estudo integrado da construção da identidade nacional portuguesa (séc. XIII-XVI) a partir dos vetores da construção do Espaço e do Tempo nacionais, o corpo coletivo como prática e como representação e as próprias representações do outro, bem como a análise das principais categorias de exclusão social e/ou nacional.
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Subprojeto 1: O livro de horas de D. Fernando
Construção literária da identidade nacional portuguesa na Dinastia de Avis
(Roberto Fabri - UFF)
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Projeto 6: As narrativas: as artes da Escrita e da Performance na Latinidade Medieval
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Ano de início:
Integrantes
Doutores
Vânia Leite Fróes (UFF - Coordenadora)
Edmar Checon de Freitas (UFF)
Sínval Carlos Mello Gonçalves (UFAM)
Leonardo Fontes (Arquivo Nacional)
Carolina Ferro (UNICARIOCA)
Atila Villar (UFPA)
Viviane de Jezus (Cultura Inglesa).
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Descrição
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2) Projetos dos professores do laboratório – individuais ou inserção em projetos coletivos de fora da UFF (em andamento)
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Vânia Leite Fróes
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a) Origens, destinações e percursos do Livro de Horas de D.Fernando
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Ano de início:
2014
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Descrição
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Trata-se de um códice existente na Biblioteca nacional do Rio de Janeiro vindo por ocasião da viagem de João VI ao Brasil por fuga da invasão napoleônica em Portugal. Embora o manuscrito do Livro de Horas de D. Fernando mencione sua origem e destinatário no colofão, há inúmeras controvérsias sobre esta informação, entre as quais estão o Porf.James Morrow da Universidade de Princeton, com o qual mantemos relações acadêmicas estra pesquisa mapeia através dos Livros de Receita da corporação dos dourados e dos ateliers de Flandres para localizar indícios mais claros de quem seria a oficina ou o artesão responsável por sua confecção, bem como seu destinatário.
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b) Transcrição, leitura paleográfica e iconografia do Livro de Horas de D. Fernando
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Ano de início:
2011
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Descrição
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O códice em questão é um manuscrito do século XV, existente na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro que ainda não teve seus textos e imagens devidamente estudados. A pesquisa objetiva transcrever o texto em leitura paleográfica, em linguagem litúrgica latina, bem como analisar as imagens do Santoral e da Natividade deste manuscrito.
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Edmar Checon de Freitas
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a) Texto e relíquia na obra hagiográfica de Gregório de Tours
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Ano de início:
2013
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Descrição
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O projeto propõe um estudo da obra hagiográfica do bispo Gregório de Tours (c.538-594) à luz do contexto geral do culto dos santos e de suas relíquias na Alta Idade Média. Serão analisadas as coleções de vidas de santos e de milagres produzidas por esse autor, buscando-se estabelecer as relações entre duas lógicas de produção e circulação: a que orientou a composição do corpus narrativo e aquela que ordenava o conjunto de crenças e práticas associadas à manipulação de relíquias reputadas miraculosas. Para tanto será dada ênfase ao enquadramento litúrgico de tais práticas devocionais, tomando-se os textos hagiográficos como elementos integradores das dimensões espacial e temporal a elas relacionadas. As narrativas de vidas e de milagres serão trabalhadas tanto com relação a seu conteúdo textual quanto a seu suporte material ― códices manuscritos ― buscando-se a compreensão do seu papel de nucleação e de manutenção de comunidades devocionais, por isso tratadas aqui como comunidades textuais.
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Estágio de pós-doutorado (CAPES – Estágio Sênior), desenvolvido junto ao GAHOM - Groupe d'Anthropologie Historique de l'Occident Médiéval (EHESS – Paris), sob a supervisão do Prof. Jean-Claude Schmitt.
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b) A santidade franciscana: hagiografia, memória e identidade (séc. XIII-XVII)
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Ano de início:
2015
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Descrição
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O projeto reúne atividades investigativas no âmbito da produção hagiográfica franciscana, cobrindo um amplo recorte temporal e diferentes contextos socioculturais. O objetivo imediato é recolher e analisar uma base documental que permita a investigação da construção de ideais e modelos de santidade associados à experiência franciscana. O recorte cronológico proposto pretende ultrapassar os limites tradicionais entre História Medieval e Moderna, articulando a produção hagiográfica à construção identitária, tanto cristã – num plano geral – quanto mendicante e franciscana – num plano mais particular, tomando-se por referência dois momentos significativos na história religiosa do Ocidente cristão, a saber, os anos que se seguiram aos Concílios de Latrão IV (1215) e Trento (1545-1563).
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