HOME | NOTÍCIAS | FALE CONOSCO |

Projetos | Pesquisadores

Pesquisas


Linhas de Pesquisa
Cultura e Estética Medieval
Estudo das relações entre cultura e estética no medievo, abordando-se as principais questões teórico-metodológicas e focalizando-se as especificidades do período proposto. Os temas organizam-se em torno dos estudos da imagem, da música, da literatura e do teatro medievais em suas formas diversas.

Economia e Sociedade
Estudo das relações de produção nas sociedades do medievo, das formas variadas de apropriação e de organização do trabalho no espaço urbano e no campo. Enfatiza-se o papel dos diversos agentes sociais, dos processos que os instituem e das diferentes expressões e ideologias que se constituem na dinâmica social da produção. Temas relacionados à classe, ordens, família e parentesco, linhagem, senhorio e servidão, ofícios e corporações são abordados.

História e Identidades na Idade Média
Estudo das diferentes manifestações simbólicas nas sociedades medievais até o início da modernidade, focalizando-se as formas de produção e reprodução de identidades e de seus mecanismos de difusão e de recepção. Temas relacionados às mentalidades e às longas temporalidades são abordados de formas diversas (Latinidade, Cristandade, Romanidade, Nacionalidade/Nação, Iberismo) assim como os processos que as instituem (cristianização, islamização, entre outros).

Imaginário e Poder político na Idade Média
Estudo das relações de poder, das instituições e das diversas formas do pensamento político medieval. Enfatiza-se os temas relativos ao imaginário político, aos mecanismos de produção e de propagação de seus símbolos e representações, particularmente, os do poder régio. Privilegia-se o universo ibérico, mas se trabalha com comparações dentro dos mesmos temas, em espaço e tempos diferenciados na Cristandade e no Oriente bizantino e islâmico.

Portugal medieval
Todos os eixos temáticos acima são trabalhados neste recorte espaciotemporal, enfatizando-se os estudos sobre a dinastia de Avis.