Marcos Ferreira de Andrade. Escravidão, Direito e Política no Brasil do Século XIX. (Organizador da Sessão). Barcelona – ES, Latin American Studies in a Globalized World – LASA 2018, 23 a 26 de maio de 2018.
Marcos Ferreira de Andrade. Rebeliões Escravas e Legislação: a Revolta dos Escravos de Carrancas e a origem da Lei de 10 de junho de 1835. (apresentação de comunição oral) Barcelona – ES, Latin American Studies in a Globalized World – LASA 2018, 23 a 26 de maio de 2018.
Marcos Ferreira de Andrade Massacre em Carrancas (Minas Gerais - 1833): oralidade e memória senhorial da revolta escrava mais sangrenta do sudeste do Brasil. Guadajara – MX. Améfrica Ladina: vinculando mundos y saberes, tejiendo esperanzas – LASA 2020, 13 a 16 de maio de 2020. (Congresso realizado online em função da pandemia da COVID-19)
Marcos Ferreira de Andrade. História e memória: representações em disputa sobre a revolta dos escravos de Carrancas. 4º Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública. São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – USP, 21 a 24 de agosto de 2018.
Marcos Ferreira de Andrade. Horrenda expcetione: o levante dos escravos de Carrancas e a origem da lei n. 04 de 10 de junho de 1835. III Seminário Internacional Brasil no século XIX. UFRN, Natal-RN, 24 a 26 de outubro de 2018.
Silvia Maria Jardim Brügger. Memórias Congadeiras e História Pública na Região das Vertentes (Minas Gerais). Comunicação em co-autoria com Simone de Assis e Daniele Neves, apresentada no 4º. Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública/ 5ª. Conferência Anual da Federação Internacional de História Pública. São Paulo, USP.
Silvia Maria Jardim Brügger. Clara Nunes e Espaços de Identidade Negra no Rio de Janeiro. Comunicação apresentada no XXXVI Congreso Internacional de Latin American Studies Association, LASA, realizado no Centro Internacional de Convenciones de Barcelona, em maio de 2018.
Silvia Maria Jardim Brügger. Memórias Familiares do Capitão Prego: uma interpretação a partir do complexo Ventura-Desventura (Região das Vertentes, Minas Gerais, no Pós-Abolição). International Conference Oral Memories by Africans ans People of African Descent. Centro de Estudos Comparatistas / UNIVERSIDADE DE LISBOA
Silvia Maria Jardim Brügger. Venturas e Desventuras do Capitão Prego e sua família: memórias de um congadeiro da região das Vertentes, Minas Gerais. Apresentado na Mesa Redonda Cultura Negra em Minas Gerais, no evento Áfricas Brasis: saberes transatlânticos, no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, nos dias 27 e 28 de novembro de 2019. Esse evento visou também a organização do GTEP da ANPUH Emancipações e Pós-abolição em Minas Gerais.
Silvia Maria Jardim Brügger. Memórias Congadeiras e História Pública na região das Vertentes: Recordações e Trajetória Familiar do Capitão Prego. Apresentado na Mesa Redonda História Pública e Memórias da Escravidão e da Liberdade, no I SEMINÁRIO PÓS-ABOLIÇÃO E HISTÓRIA PÚBLICA, realizado de 21 a 23 de maio de 2019, na UFSJ.
Marcos Ferreira de Andrade. Revolta de Carrancas x Massacre da Bela Cruz: reflexões sobre a relação entre História e Memória e sua importância na compreensão do passado escravista brasileiro. Apresentado no I Seminário Pós-Abolição e História Pública, com apresentação de comunicação e participação em mesa redonda intitulada “História Pública e Memórias da Escravidão e da Liberdade”, realizado no Campus Dom Bosco da UFSJ, no período de 21 a 23 de maio de 2019.
Marcos Ferreira de Andrade. Memórias subterrâneas e significados do silêncio sobre o passado escravista brasileiro: primeiras reflexões sobre os resquícios da memória oral sobre a Revolta de Carrancas. Apresentação de comunicação oral no IX Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 14 a 18 de maio de 2019.
Marcos Ferreira de Andrade. Massacre em Carrancas (Minas Gerais - 1833): oralidade e memória afrodescendente da revolta escrava mais sangrenta do sudeste do Brasil. Apresentação de comunicação na Internacional Conference Oral Memories by Africans and People of African Descent, realizado no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no período de 11 a 13 de dezembro de 2019.
Cássia Rita Louro Palha. Memórias de audiência da televisão: registros de uma produção documentária. Apresentação no 30º Simpósio Nacional de História, 2019, Recife -PE.
Cássia Rita Louro Palha, A.G. Tavares e J.G. Leão. Memórias e identidades do Tijuco: A terceira idade e o CRAS In: XVII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, 2019, São João del Rei.
Cássia Rita Louro Palha, A.G. Tavares, B. Araújo, D. Ferreira, G. Melado, M. Araujo. Memórias e identidades do Tijuco: Escola Iago Pimente In: XVII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, 2019, São João del Rei.
Cássia Rita Louro Palha, A.G. Tavares, V.R. Souza. Memórias e identidades do Tijuco: meu bloco na rua In: XVII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, 2019, São João del Rei.
Cássia Rita Louro Palha, A.G. Tavares, B.G. Silva, C.E. Martins, E. Araújo Júnior, D.M. Silva Sobrinho. Memórias e identidades do Tijuco: o futebol e os tijucanos In: XVII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, 2019, São João del Rei.
Silvia Maria Jardim Brügger, Marlon de Souza Silva. Memorial Clara Nunes: De Acervo Particular à Espaço de Memória. 3o. Simpósio Internacional De História Pública. Crato, Universidade Regional Do Cariri / Rede Brasileira De História Pública, 2016.
Silvia Maria Jardim Brügger. Filho Brasil pede a benção Mãe África: identidade negra no canto de Clara Nunes. Conferência proferida no Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete, 2015.
Cássia Rita Louro Palha. Fontes telejornalísticas nos domínios de Clio: notas metodológicas In: 3º Simpósio Internacional de História Pública. Crato, Universidade Regional Do Cariri / Rede Brasileira De História Pública, 2016.
Rafael Teixeira, Silvia Maria Jardim Brügger e Cássia Rita Louro Palha. "Clara Mestiça: possibilidades do olhar educativo em um espaço de memória". São João del Rei, XIV Congresso de produção científica e acadêmica, 2016.
Cássia Rita Louro Palha. Memórias de professores de história: entre os saberes e as telas. Seminário de Pesquisa: História e mídias eletrônicas, Assis, UNESP, 2014.
Cássia Louro Palha. A televisão nas memórias de professores. Universidade Federal de Uberlândia, Painel 70 anos da televisão no Brasil: história, memória e historiografia, 2020. Evento realizado no Youtube: LAPEH nas redes.