Aldrin Moura de Figueiredo
Dissertação de Mestrado
Igor Gonçalves Chaves. O longe e o perto: os mundos da paisagem nas coleções de arte de Belém do Pará (1901-1929). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Pará.
Oswaldo Soares Queiroz Júnior. O papel (des)dobrado: diplomacia, memória e civismo nas representações do Barão do Rio Branco no Pará (1900-1912). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Pará.
Tese de doutorado
Heraldo Márcio Galvão Júnior. Quem não pode morder não mostra os dentes: modernistas e antropofágicos entre São Paulo e Belém do Pará nos anos 1920. 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Kauan Amora Nunes. A Nau Queer: uma genealogia da sexualidade no teatro de Luís Otávio Barata (1980-1990). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Gil Vieira Costa. Arte em Belém, do abstracionismo à visualidade amazônica (1957-1985): transições movediças e tensões globais. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Rosa Maria Lourenço Arraes. O Palácio Antonio Lemos: história, arte e representação do poder em Belém do Pará (séculos XIX e XX). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Maria Angélica Almeida de Meira. A paisagem como espólio: Arthur Frazão e o Grupo do Utinga (1940-1960). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Raimundo Nonato Castro. O lápis endiabrado: Andrelino Cotta e a caricatura no Pará dos anos 20. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Elna Maria Andersen Trindade. O desenhador de Belém: Antonio José Landi e o movimento das imagens na Amazônia Colonial (1751-1791). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Domingos Sávio de Castro Oliveira. Entre garças, conchas e tinturas de carajuru: história, arquitetura, arte ornamental e transculturação no Grão-Pará setecentista. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará
Eva Dayna Felix Carneiro. Os “Espectadores”: história, sociabilidade e cinema em Belém do Pará na década de 1950. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Anna Maria Alves Linhares. Um grego agora nu: índios marajoara e identidade nacional brasileira. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Silvio Ferreira Rodrigues. Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o Império e a República em Belém do Pará (1867-1892). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Márcio Couto Henrique
Dissertação de mestrado
Sara da Silva Suliman. O capuchinho e os Munduruku: um estudo sobre a missão do baixo Tapajós (1848-1855). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Pará.
Fernanda Jaime Andrade. O diário íntimo e a escrita de si como mulher (1992-1996). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Pará.
Laura Trindade de Morais. O poder simbólico das bugigangas: índios e regatões na província do Pará (século XIX).. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Pará.
Luiza Helena Miranda Amador. "Degenerados e contagiantes": a luta conta a sífilis no Pará (1915-1934). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Pará.
Marcus Vinicius Cunha Oliveira. A estrada para o progresso: política, cultura e natureza em Bragança, Pará (1970-1996). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Pará.
Tese de doutorado
Raul Aguilera Calderon. Las danzas entre los Xi'oi (Pames) de Acapulco durante el siglo XVIII Corporeidad, gestualidad y intransigencia. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.
Maria de Nazaré Sarges
Dissertação de mestrado
João Victor da Silva Furtado. Na Estrada para a Cadeia de São José: Reforma prisional na Belém do Oitocentos (1830-1850). 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História Social da Am) - Universidade Federal do Pará.
João Arnaldo Machado Gomes. Vigiando, divulgando e reprimindo: o papel da imprensa no cotidiano dos moradores de Belém (1897-1910). 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Am) - Universidade Federal do Pará.
Tese de doutorado
José Maria de Castro Abreu Junior. Rastros da gripe espanhola no cotidiano da cidade de Belém do Pará (1918). 2018. Tese (Doutorado em História Social da Am) - Universidade Federal do Pará.
Maíra Oliveira Maia. PARA ALÉM DA DECADÊNCIA - a aristocracia do "pé no chão" na Belém de Dalcídio Jurandir. 2017. Tese (Doutorado em História Social da Am) - Universidade Federal do Pará.
Márcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes. Rumo ao Boulevard da República - entre a cidade imperial e a metrópole republicana. 2017. Tese (Doutorado em História Social da Am) - Universidade Federal do Pará.
Ana Léa Nassar Matos. José Sidrim: um capítulo da biografia de Belém. 2017. Tese (Doutorado em História Social da Am) - Universidade Federal do Pará.
Antonio Mauricio Dias da Costa
Dissertação de mestrado
Renato Pinheiro Sinimbú. Os Jazzes de Igarapé-Miri: dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970). 2019. Dissertação (Mestrado em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
Laísa Epifânio Lopes. Sonoridades Urbanas: produção, circulação fonográfica e crítica musical em Belém, de 1975 a 1989. 2019. Dissertação (Mestrado em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
Luiz Antonio da Silva. O Ensino e a Aprendizagem do Evolucionismo nas Aulas de História: uma análise junto às turmas de sexto ano da Escola Retiro Grande, município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, Estado do Pará. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Pará.
Laura Mariela Rodriguez Calvo. Migración Forzosa: la construcción de una memoria a partir del trauma en refugiados y solicitantes de refugio colombianos en Costa Rica, 2000-2010. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
Fredy José Macías Díaz. La Caricatura en Honduras. 2017. Dissertação (Mestrado em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
Amanda Brito Paracampo. As Trilhas Amazônicas de Ettore Bosio: trajetória, música e presença no meio artístico-musical de Belém (1892-1936). 2017. Dissertação (Mestrado em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
Elielton Benedito Castro Gomes. "Adeus Maio! Salve Junho! Narrativas e Representações dos Festejos Juninos em Belém do Pará nos anos 1950. 2016. Dissertação (Mestrado em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
Michel Ribeiro de Melo e Silva. Entre Games, RPG's e outras nerdices: consumo e sociabilidade no circuito dos nerds em Belém. 2016. Dissertação (Mestrado em ciências sociais) - Universidade Federal do Pará.
Gabriela da Costa Araújo. A Praça do Carmo em Belém-PA e suas representações: uma análise antropológica das relações de eventos culturais com a praça. 2016. Dissertação (Mestrado em ciências sociais) - Universidade Federal do Pará.
Tese de doutorado
Decleoma Lobato Pereira. Foliões do Amapá: festas religiosas no extremo norte do Brasil. 2020. Tese (Doutorado em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
Edilson Mateus Costa da Silva. A Invenção do Carimbó: música popular, folclore e produção fonográfica (século XX). 2019. Tese (Doutorado em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
Claudia Suely dos Anjos Palheta. Amazônias Desfiladas: a carnavalização da Amazônia nos desfiles das Escolas de Samba no Rio de Janeiro e em Belém do Pará (1955-2016). 2019. Tese (Doutorado em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
Tatiane do Socorro Correa Teixeira. O Rancho nas ruas e as ruas no Rancho: sociabilidade carnavalesca na escola de samba Rancho não Posso me Amofiná. 2019. Tese (Doutorado em ciências sociais) - Universidade Federal do Pará.
Leila Cristina Leite Ferreira. Manas: mulheres negras construindo o Movimento Hip Hop em Belém do Pará. 2019. Tese (Doutorado em programa de pós-graduação em ciências sociais) - Universidade Federal do Pará.
José Denis de Oliveira Bezerra. Vanguardismos e Modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941-1968). 2016. Tese (Doutorado em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará..
Itamar Rogério Pereira Gaudêncio. Football Suburbano e Festivais Esportivos: lazer e sociabilidade nos clubes de subúrbio em Belém do Pará (1920-1952). 2016. Tese (Doutorado em em História da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.