“O outro 13 de maio – a revolta de Carrancas”

O outro 13 de maio – a revolta de Carrancas” – vídeo produzido por Marcos Ferreira de Andrade em parceria com o Arquivo Público Mineiro para refletir sobre os 132 anos de abolição da escravidão e de se pensar um outro 13 de maio, ocorrido 55 anos antes, de uma das revoltas mais dramáticas da história da escravidão no sudeste do Império brasileiro.

Precisamos falar sobre o (outro) 13 de maio! 55 anos antes da abolição da escravidão, em 13/05/1833, se iniciava no sul de Minas a maior revolta escrava do sudeste.

A Revolta de Carrancas nos mostra como os escravizados, longe de terem sido sujeitos alienados do contexto político mais amplo do Império, agiu ativamente em diálogo com aquele momento de instabilidade das Regências - e dele se apropriaram para construir sentidos para a liberdade. Quem nos fala um pouco sobre esse momento é @marcosandrade_f, professor da @ufsjbr.

#escravidao #abolicao #revolta #escravo #slave #slavery #brasil #brazil #carrancas #minas #minasgerias #mg #uai #culturaeturismomg #historia #acervo #arquivopublicomg #apm125anos #minas300anos @midianinja @circuitoliberdade @culturaeturismomg @governomg

O vídeo teve uma repercussão enorme e atingiu quase 16 mil visualizações e centenas de comentários na página do facebook do Arquivo Público Mineiro. O vídeo, de pouco mais de seis minutos, revela o compromisso do referido professor de atuar na perspectiva da história pública e de divulgar a história do levante para um público cada vez mais amplo.

Visite a Página do Arquivo Mineiro no Facebook

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)