“A televisão nas memórias de professores de História”

O documentário encontra-se em fase de produção e versa sobre as memórias e dos saberes (Tardif, 2002) de professores de história em torno de suas trajetórias de audiência frente à televisão brasileira. Entendendo a televisão como um lugar de memória privilegiado na “circulação generalizada da percepção histórica” (Nora, 1993; 1979) de seu público, a pesquisa aborda este grupo de entrevistados como uma comunidade de sentidos (Baczko, 1985) que para além do compartilhamento do ethos profissional do professor/historiador, possui como um de seus marcos geracionais o período de popularização da televisão no país. Estabelecer uma relação entre a narrativa textual de uma pesquisa histórica baseada na história oral e na análise de audiência a partir de uma produção audiovisual, não implica apenas numa mudança da plataforma de registro do conhecimento histórico. Nos domínios dessa linguagem pretende-se construir uma operação histórica (Certeau, 1982) capaz de estabelecer vínculos de interpretação e crítica das diversas memórias, vestígios e fontes da trajetória de rememoração dos entrevistados. Com roteiro baseado na estrutura das entrevistas, esta produção estará deste modo ancorada nas práticas e pressupostos do “fazer histórico”, e pretende contribuir para uma história da televisão brasileira sob a perspectiva sensível do campo da audiência, amadurecendo a compreensão das transformações em torno do “estar diante das telas”, das experiências e estratégias (Certeau,1994;1995) junto a recepção de informações e fatos da história do tempo presente, do entretenimento e de aprendizagens pelas telas. Destaca-se ainda o retorno dos resultados da pesquisa viabilizado pela produção documentária, seja junto ao grupo de professores em questão, seja junto ao universo mais amplo de uma história pública (Almeida, 2016), que se realiza tanto no processo da composição narrativa (autoria entre pesquisador/entrevistado), quanto pelas possibilidades de ampliação de seu público.

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)