O projeto Memória e Comunidades de Sentido: percursos historiográficos se orienta por uma perspectiva, fundamentalmente teórico-metodológica, com vistas a possibilitar a composição de uma rede de pesquisa que contribua para uma abordagem crítica e renovadora da História do Brasil, tendo como pressuposto valorizar a diversidade social e cultural e a pluralidade das dinâmicas sociais, fazendo a crítica das abordagens que enfatizam a linearidade do tempo histórico e a unidade das estruturas sociais. Destaca-se, ainda, a interrogação sobre a pluralidade dos sujeitos sociais da história, promovendo a análise das comunidades de sentido (Baczko, 1985), compreendidas nas suas dimensões sensíveis e significativas e caracterizadas, para fins analíticos, de acordo com as suas diferenças étnicas (dentre as quais, destacam-se as populações afrodescendentes e dos povos indígenas), regionais, políticas, entre outras.

Sobre o Procad
O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada e, de maneira complementar a graduada, e também a mobilidade docente e discente. O Programa atende ao disposto no Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, o qual prevê ações que visem à diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG. ENTRE OS SEUS OBJETIVOS VISA:
- Promover a consolidação de Programas de Pós-Graduação;
- Estimular a interação científico-acadêmica de modo a constituir redes de cooperação;
- Estimular novas linhas de pesquisa dentro dos Programas de Pós-Graduação participantes da cooperação;
- Contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira;
- Ampliar a formação de mestres e doutores e a produção científico-acadêmica;
- Apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa;
- Promover a mobilidade de docentes, de discentes de pós-graduação e de discentes de graduação entre as equipes de pesquisa envolvidas no projeto.