Núcleo de Estudos Africanos

Projetos de Pesquisa

Culturas e sociabilidades em Angola (1961-1975)
  • Instituição: Universidade Federal Fluminense
  • Resumo:
  • A pesquisa pretende analisar a última fase do colonialismo português em Angola (1961-1975), que se inicia com o levante armado perpetrado por dois movimentos de libertação nacional, gerando sensíveis mudanças na vida colonial, e termina com a proclamação da independência pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). O objetivo é focalizar as ações e as vivências dos angolanos que não ingressaram explicitamente na luta anticolonial armada, mas que viveram o colonialismo no seu cotidiano. É analisar as tensões e as ambiguidades que se estabeleceram, sobretudo, nos centros urbanos. Esta opção de análise tem merecido, até o momento, menor atenção dos historiadores, em virtude, em grande medida, da concentração de estudos sobre os diferentes conflitos armados que tiveram lugar em Angola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
  • Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
  • Integrantes: Marcelo Bittencourt - Coordenador / Izabelle Caroline Gomes Miranda
  • Financiador(es): CNPq
Nacionalismos e independências
  • Instituição: Universidade Federal Fluminense
  • Resumo:
  • Estudar os diferentes processos de independência ocorridos no continente africano. A perspectiva adotada busca fugir à leitura dos impérios coloniais europeus como lentes para a observação dos processos de independência na África. O objetivo é enfatizar a relação colonizado / colonizador em cada caso, atentando para a relação estabelecida em cada colônia, buscando escapar ainda a qualquer visão homogeneizante quer dos colonizados quer dos colonizadores. O objetivo é analisar as dinâmicas locais em contraposição aos discursos metropolitanos..
  • Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
  • Integrantes: Marcelo Bittencourt - Coordenador
Análise comparativa diacrônica entre viajantes britânicos na África Ocidental 1780-1870: Um estudo de seus atos de enunciação.
  • Instituição: Universidade Federal Fluminense
  • Resumo:
  • O projeto procura analisar comparativamente relatos de viagem na região comumente conhecida como África ocidental dando ênfase à forma pela qual estes viajantes foram utilizados pela historiografia. Além disto, o projeto também implica numa análise teórico-metodológica sobre a utilização de relatos de viagem como fontes para a história. Inicialmente restrito ao levantamento e análise vinculados à região proposta, o projeto também prevê a expansão tanto cronológica quanto espacial da pesquisa visando ao longo do tempo constituir um banco de referências para pesquisadores de história da África no Brasil, bem como aprofundar a discussão teórica sobre a utilização deste tipo de fonte histórica.
Relações anglo-africanas nos arredores dos rios Níger e Benue no século XIX: avanço imperialista, mediações assimétricas ou resistências africanas?
  • Instituição: Universidade Federal Fluminense
  • Resumo:
  • Partindo das discussões historiográficas sobre a importância e os limites do impacto da presença europeia e das transformações nas dinâmicas do mercado atlântico ao longo do século XIX nas sociedades africanas, o estudo pretende analisar o processo de construção das relações entre a Grã Bretanha e as regiões do interior africano próximas às  margens dos rios Níger e Benue. Tais regiões sabidamente passavam por períodos de alterações significativas em suas estruturas sociais, políticas e econômicas. Assim, a partir do exercício de análise do discurso presente em relatos de viajantes, missionários e gentes do governo britânico sobre a região, e da comparação destes textos com fontes de outro caráter, tais como relatórios consulares, ordens e instruções do foreign Office e do Colonial Office, relatórios comerciais, entre outros, a pesquisa procurará compreender as agências africanas do desenrolar dos processos de negociação e a interferência desses nas transformações em curso no interior do continente africano.
Projeto Acervo Digital Angola Brasil – PADAB 2
  • Resumo:
  • O projeto começou em 2006 com financiamento do CNPq para constituição de um acervo digital de documentos a ser utilizado por estudantes de história da África. Na etapa PADAB 1 foram digitalizadas duas coleções: os documentos do inventário de África do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e 108 códices do Arquivo Histórico Nacional de Angola, sob a coordenação de Mariza Soares/Marcelo Bittencourt/Regina Wanderley. Atualmente está em curso o PADAB 2, sob a coordenação de Regina Wanderley, com financiamento da FAPERJ, para elaboração de um conjunto de instrumentos de pesquisa e transcrição de documentos selecionados. O material produzido será disponibilizado aos pesquisadores e deverá estar pelo menos parcialmente acessível no site do IHGB em 2013.
  • Colaboradores:
  • Mariza de Carvalho Soares (UFF) Roberto Guedes (UFRRJ) Bolsistas FAPERJ e UERJ: Ana Carolina Moraes Gomes - Graduanda em História pela UFF Ariane Carvalho da Cruz - Mestranda em História pela UFRRJ Carla Patrícia Ferreira Surcin - Graduada em História pela UFRRJ Felipe Neves Alves _ Graduando em História pela UERJ Jahi Cezar da Silva - Graduando em História pela UERJ Karine Codeça Mercês - Graduanda em História pela UFRRJ Lívia de Lauro Antunes - Mestranda em História pela UFRJ Lucas Sales Furtado - Graduando em História pela UFOP Ludmila Fagundes dos Santos Pereira - Graduanda em História pela UERJ Michel Mendes Marta - Mestrando em História pela UFF Nayara Emerick Lamb - Mestre em História pela UERJ; Graduanda UNIRIO Rafael Cupello Peixoto - Mestrando em História pelaUFF Ricardo Rey Thomé Cordeiro - Graduando em História pela UFF Stefania Macena Wollf - Graduando em História pela UERJ Talita Teixeira dos Santos Elisa Dias Pereira de Azevedo Luciana dos Santos Rodrigues Nathália Mendonça Martins
Migrações, expressões culturais e artísticas, redes e religiosidades.
  • Resumo:
  • Desenvolvemos aqui dois conjuntos de estudos: 1 Migração, mobilidade e religiosidade em África. Estudos sobre a mobilidade de pessoas notadamente no continente africano 2. Expressões culturais e artísticas: interfaces entre arte e antropologia 3. Expressões culturais, turismo e processos de mobilidade 4. Redes de relações no contexto da mobilidade humana.
  • Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
  • Integrantes: Marina Annie Martine Berthet Ribeiro - Integrante / Denise Dias Barros - Coordenador / Mustafa Abdalla - Integrante / Sophie Bava - Integrante / Ousmane Diaw - Integrante / Mady Kanté - Integrante / Mahfouz AG Adnane - Integrante.
Trabalho e Sindicalismo em África/ Políticas de trabalho das Administrações Coloniais
  • Resumo:
  • Os estudos sobre o trabalho forçado no período colonial - que os impérios coloniais praticaram pelo menos até ao final das décadas de 1950-60 -  foram desenvolvidos por um dos mais antigos grupos de pesquisa do CEAUP.  Desde 2002 que o CEAUP contribui com resultados importantes para este recente campo da investigação científica (CEAUP: 2002; 2004; 2006(a); 2006(b); 2007; 2009; 2010). A pesquisa efetuada permitiu-nos estabelecer perspectivas comparadas e uma rede de trabalho com instituições e investigadores, especialmente africanos e europeus. Como sínteses finais, duas importantes obras foram publicadas em inglês: - "Taxation in (Portuguese-ruled) colonial Africa: a first approach (1900-1945)" by A. Keese, P. Havik, M. Santos (2015) No seguimento destes trabalhos, o CEAUP está agora empenhado em dois novos projetos, ambos desenvolvidos também no âmbito de redes internacionais de pesquisa: • Um estudo comparativo sobre Legislação Laboral relativa ao trabalho forçado - desde a época da escravatura legal aos últimos Códigos do Trabalho Indígena. Este projeto visa igualmente a edição crítica de fontes primárias; • Uma base de dados arquivística sobre os relatórios administrativos da área colonial portuguesa. Para além desta base de dados que constituirá uma importante ferramenta para todos os estudiosos das antigas colónias africanas e asiáticas de Portugal, prevê-se a publicação de um Atlas do Trabalho na Administração Colonial Portuguesa.
  • Integrantes: Marina Berthet