Booker T. Washington

Booker T. Washington
Fonte da Fotografia
Schomburg Center for Research in Black Culture, Jean Blackwell Hutson Research and Reference Division, The New York Public Library. The New York Public Library Digital Collections. 1916. Disponível em: https://digitalcollections.nypl.org/items/510d47df-9e0b-a3d9-e040-e00a18064a99. Acesso em: 10/04/2023
Referências

GLEDHILL, Sabrina. Expandindo as margens do Atlântico Negro: leituras sobre Booker T. Washington no Brasil. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 122-148, 2013.

https://www.britannica.com/biography/Booker-T-Washington (site consultado em 10/04/223)

https://www.tuskegee.edu/discover-tu/tu-presidents/booker-t-washington (site consultado em 10/04/223)

Booker T. Washington

1856-1915, condado da Virginia, Estados Unidos da América

educador, autor e orador, líder e representante afro-americano no pós-Abolição

Nascido escravizado em 1856 no condado da Virginia, Booker, filho de uma trabalhadora escravizada de nome Jane, conseguiu beneficiar-se de algumas chances de ascensão social que surgiram com o fim da Guerra de Secessão (1861-1865). Libertos no contexto da proclamação da emancipação na guerra civil, Booker e sua mãe se mudaram para West Virginia, onde passaram a viver com o marido dela, Washington Ferguson.

 Durante esse período, o jovem Booker teve oportunidade de trabalhar e ajudar a família e, principalmente, estudar. Estudou no Hampton College, uma das instituições que passou a receber afrodescendentes no pós-Abolição. Após sua formatura, Booker passou a trabalhar com educação, lecionando nessa mesma instituição, com a formação de crianças e adultos, e posteriormente assumindo a liderança do Tuskegee Institute, outra escola técnica voltada a afrodescendentes, onde trabalhou como diretor até o fim de sua vida, em 1915. 

O sucesso de seu trabalho na promoção da instituição o alçou a postos políticos de grande importância, servindo de exemplo para muitos afro-americanos e mesmo aconselhando governantes norte-americanos. Apesar dos seus trabalhos de promoção do cidadão negro estadunidense, Booker era altamente criticado por figuras como o intelectual W.E.B. Du Bois. Booker T. Washington auxiliou na criação de uma massa trabalhadora negra qualificada, mas não intelectualizada, e via na meritocracia a saída para a opressão vivida socialmente, o que para Du Bois era uma das marcas principais da subordinação e adequação aos moldes dos brancos, que minava uma reivindicação maior e mais radical do povo negro nos EUA. 

A meritocracia como característica pode ser vista no montante de suas obras escritas, nas quais o esforço pessoal é colocado como fator de autopromoção e libertação, narrativa reiterada em seus discursos na instituição que geria. Da sua produção escrita, os dois principais textos são The Future of American Negro (1899) e sua autobiografia Up from Slavery (1901), ambos focalizando principalmente as dificuldades, desafios e a centralidade da educação para o fim da desigualdade racial.