Juan José Nieto Gil

AGUILAR, Ada M. A. Juan José Nieto Gil, artistic practices and the genealogy of coloniality in Colombia. Latin American and Caribbean Ethnic Studies, volume 18, 2023.
CAMPAÑA, T.R. El ideário federalista de Juan José Nieto Gil, 1835-1864. Dissertação (Mestrado em História) – Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, 2016. Disponível em: https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/19137/RenteriaCampanaTatiana2016.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 nov. 2022.
NIETO, Juan José. Una temprana argumentacion en favor del federalismo em la costa Caribe de la Nueva Granada. Huellas, Barranquilla, n. 19, p. 18-22, abr. 1987. Disponível em: http://manglar.uninorte.edu.co/calamari/bitstream/handle/10738/103/BDC359.pdffederalismo.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 30 nov. 2022.
YANKELEVITCH, N.R.G. Novelar la historia del Caribe colombiano, su mito fundacional y el mestizaje entre los sexos: Juan José Nieto Gil, 1844. Caduernos Intercambio sobre Centroamérica y el Caribe, v. 17, n. 2, jul.-dic. 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4769/476962934009/476962934009.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.
Juan José Nieto Gil
1804-1866, Cibarco, região entre Baranoa e Tubará, em uma antiga cidade indígena da etnia Mokan, no Caribe, Brasil
escritor, militar, político e estadista colombiano
Filho de Tomás Nicolás Neto e de Benedicta Gil – ambos negros livres –, Juan José Nieto Gil nasceu em Cibarco, região entre Baranoa e Tubará, em uma antiga cidade indígena da etnia Mokan, no Caribe - no Vice-reino de Nova Granada, no Noroeste da América do Sul. Nascido no dia 24 de junho de 1804, Juan fazia parte de uma família de cinco filhos – Juan José, José Manuel, Bartola, Librada e Francisca – e morava em uma casa humilde na região citada. A família se dedicava à agricultura familiar e, anos após o nascimento de Juan José, veio a se estabelecer na cidade de Cartagena, Colômbia. Essa mudança se deu em virtude, principalmente, das lutas de independência e do risco que a família corria ao permanecer na cidade. Juan José nasceu em um contexto de muitos debates acerca do republicanismo, da luta por igualmente, e de intensa instabilidade econômica.
Seu pai, Tomás Nicolas trabalhava como jardineiro e pedreiro, e justamente por conta de seu ofício, aparentemente teve pouca participação na formação de Juan José. Tudo leva a crer que o intelectual foi autodidata – pois não teve acesso à educação formal em sua infância. O futuro líder político teve uma infância e uma adolescência muito difíceis, e carregou essas memórias de dificuldade financeira e carestia para sua vida política posterior. Em 13 de setembro de 1827 casou-se pela primeira vez, com Maria Rita Margarita del Carmem Palacio Ponce de Leon y Garcia y del Fierro – filha do comerciante José Palacio e Ponce de León e Maria Francisca García del Fierro y Velacorte.
Maria Rita faleceu três anos depois, em 1830. Juan José casou-se novamente, em 21 de abril de 1834, com Josefa Teresa Plácida de los Dolores Cavero y de Leguina – filha de Ignacio Cavero y Cárdenas e Maria Teresa Leguina López Tagle. Josefa era bisneta de um dos latifundiários mais importantes da região, Andrés de Mariaga y Morales. Seus matrimônios abriram portas para que Juan José se relacionasse com a burguesia comercial do período e, igualmente, para que recebesse instrução educacional. A partir desse momento, Juan José pasoua a produzir seus textos políticos e investigativos fundamentados no republicanismo, no federalismo e no liberalismo.
Após certa decepção com os ideais de Simón Bolívar, Nieto Gil começou a se aproximar do pensamento de Francisco de Paula Santander. Do pensamento santanderista, Juan José herdou a valorização da educação como instrumento de consolidação republicana. Em 1836, foi eleito para a Câmara Provincial de Cartagena, onde atuou por dois anos. Em 1839, o pensador publicou Geografia historica, estadistica y local de la provincia de Cartagena, República de la Nueva Granada, descrita por cantones. O escritor também foi fortemente influenciado pelas ideias de John Locke. Dessa forma, em seus textos, Juan José destacou a importância e a inviolabilidade dos “direitos naturais”.
Entre 1837 e 1841, Juan José participou da Guerra dos Supremos, onde enfrentou os exércitos bolivarianos. Foi capturado e enviado para o exílio na cidade de Kingston, na Jamaica, onde permaneceu por cinco anos. Quando retornou do exílio, retomou a vida política assumindo o governo provincial de Cartagena após o afastamento de José Maria Obando por questões de saúde. Juan José governou a província entre 1849 e 1851. Na década de 1860, mais uma guerra civil ocorreu na Colômbia. Desta vez, confrontaram-se a Confederação Granadina (Colômbia) – liderada por Mariano Ospina Rodriguez – e o Estado de Cauca – liderado pelo general Thomas Cipriano de Mosquera.
Em 1860, Juan José tomou o norte da Colômbia objetivando unificar a região. O término do confronto o consagra como presidente da nação. Juan José Nieto Gil se tornoou, então, o primeiro presidente com ascendência africana na Colômbia. No entanto, seu governo durou apenas um ano. Juan José Nieto Gil faleceu aos 61 anos, em 16 de julho de 1866, na cidade de Cartagena (Colômbia).
Obras e publicações:
Direitos e deveres do homem na sociedade (1834)
Geografia histórica, estatística e local da Província de Cartagena, República de Nova Granada, descrita por cantões (1839)
Ingermina o la hija de Calamar (1844)
Los Moriscos (1845)
*Para mais publicações, acessar: https://catalogoenlinea.bibliotecanacional.gov.co/client/es_ES/bd/search/results?qu=Juan+Jos%C3%A9+Nieto+Gil&te.