MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: indíos e bandeirantes nas origens de São Paulo . São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
1660 / 1660
No ano de 1660, o interior paulista foi marcado por uma rebelião de índios. Na propriedade de Francisco Coelho da Cruz, em Juqueri, termo da Vila Santana da Parnaíba (São Paulo), eclodiu um levante de cativos indígenas que acarretou em fugas e no assassinato do senhor das terras.
A propriedade de Coelho da Cruz contava com cerca de 21 indígenas e 1 tapanhuno (?), das quais 6 eram, ao que tudo indica, trabalhadoras da casa do proprietário. Para os padrões da eṕoca e da região, essa propriedade possuía um baixo número de cativos e era considerada de tamanho pequeno, sendo recém instalada no local. Em decorrência do regime de escravização para a produção agrícola, que se mostrava distinta dos padrões de assentamento e do tempo de trabalho praticados anteriormente por esses escravizados quando livres, eles se rebelaram e assassinaram seu senhor, Coelho da Cruz. Todos os quinze índios homens fugiram da localidade, enquanto as mulheres indígenas do trabalho doméstico permaneceram no local.
Apesar de ser relativamente uma rebelião considerada de pequena proporção, ela se enquadra em uma ótica maior de terror às elites locais. Em novembro do mesmo ano, os moradores da região foram à Câmara de São Paulo para impedir que o então Governador e Capitão-geral da repartição Sul, Salvador Correia de Sá e Benevides (1637-1642), comparecesse à região. O motivo para isso foi que o acusavam de, por meio de promessas de liberdade, ter deixado os indígenas do sertão alvoroçados para levantes.
A região em que ocorreu esse motim, embora distante geograficamente do centro da capitania do Rio de Janeiro, estava sob sua jurisdição, e assim permaneceu até o ano de 1709, segundo consta a Carta Régia de 23 de novembro do mesmo ano.
(Leandro Machado, graduando no curso de História da UFF e pesquisador do projeto “Um Rio de Revoltas” – FAPERJ -CNE/2018-2021)
Exploração da mão de obra indígena
Conflitos pela escravização de indígenas.
MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: indíos e bandeirantes nas origens de São Paulo . São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
VILARDAGA, José Carlos. Terras, ouro e cativeiro: a ocupação do aldeamento dos Guarulhos nos séculos XVI e XVII. R. Museu Arq. Etn., 2016, 26: p. 42-61.
Sem Nome, "Revolta dos escravizados indígenas na propriedade de Francisco Coelho da Cruz". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/revolta-dos-escravizados-na-propriedade-de-francisco-coelho-da-cruz/. Publicado em: 05 de abril de 2022.