Revoltas

Motim de mineradores contra o Ouvidor-Geral

Capitania de São Paulo e Minas de Ouro (1709 – 1720)Vila do Carmo

Início / fim

1713 / 1713

Com o início dos trabalhos de redistribuição de algumas lavras pelo Ouvidor e corregedor da comarca, Manoel da Costa Amorim, moradores da Vila do Carmo amotinaram-se em 1713. Tudo começou quando o ouvidor alegou que os territórios em que viviam e trabalhavam os mineradores eram realengos (propriedades do Rei) e, portanto, deveriam ser levados à hasta pública de acordo com as disposições do Regimento de 1702.

Buscando aumentar a margem de negociação com as autoridades portuguesas e restaurar o equilíbrio tradicional, os mineradores se organizaram em motim afirmando que tal medida era injusta dado o tempo que já lavravam aquelas terras.

Sem ações de repressão o tumulto logo se espalhou. Para evitar que a tensão gerada pela restrição das áreas de mineração se tornasse um levante mais radical, a Câmara de Vila Rica recomendou aos camarários de Vila do Carmo que acabassem logo com aquilo. Invés de apostar na violência, os oficiais de Vila do Carmo reconheceram a revolta dos amotinados e solicitaram aos camarários de Vila Rica interceder junto ao Ouvidor-Geral pelo perdão dos sublevados.

Explicitando a força dos costumes, os bens e terras sequestrados foram devolvidos aos mineradores; eles também foram perdoados pela revolta por determinação do Governador.

Tipologia

Modelo de conflito

Grupos Sociais

Reivindicações

Consequência(s)

Soberania

Grupos sociais

Autoridades

Ações de protesto não-violentas

  • Desobediência

Ações de protesto violentas

  • Não informadas

Repressão

Contenção

  • Não Houve

Punição

  • Não Houve

Instâncias Administrativas

  • Câmara Municipal

Bibliografia Básica

ANASTASIA, Carla Maria Junho. “Direito e motins na América Portuguesa”. Texto apresentado em seminário do Programa de Pós-graduação em História da UFPR. Curitiba, 2006.

    Imprimir página

Compartilhe

Como Citar

Sem Nome, "Motim de mineradores contra o Ouvidor-Geral". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/motim-de-mineradores-contra-o-ouvidor-geral/. Publicado em: 05 de abril de 2022.