Revoltas

Motim contra o aumento sobre a finta do quinto do ouro

Capitania de São Paulo e Minas de Ouro (1709 – 1720)Vila Nova da Rainha do Caeté

Início / fim

1718 / 1718

Dezembro de 1718 foi um mês agitado em Vila Nova da Rainha, na capitania de São Paulo e Minas do Ouro. Isso porque os rumores de um possível aumento de dez por cento sobre a finta do quinto do ouro levaram alguns oficiais mecânicos e seus companheiros a pegarem em armas contra a suposta medida. Como resposta das autoridades, foi nomeado Bento Ferraz para reprimir o movimento, que levou à prisão de líderes amotinados e camaristas.

Tipologia

Modelo de conflito

Grupos Sociais

Motivo(s)

Soberania

Grupos sociais

Autoridades

Repressão

Contenção

  • Prisões

Bibliografia Básica

CAMPOS, Maria Verônica. Governo de mineiros. “De como meter as minas numa moenda e beber-lhe o caldo dourado”, 1693 a 1737. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, Departamento de História, 2002, p. 395.

    Imprimir página

Compartilhe

Como Citar

Sem Nome, "Motim contra o aumento sobre a finta do quinto do ouro". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/motim-contra-o-aumento-sobre-a-finta-do-quinto-do-ouro/. Publicado em: 05 de abril de 2022.