Revoltas

Motim contra a arrematação das passagens dos rios e pagamento do dízimo

Capitania de São Paulo e Minas de Ouro (1709 – 1720)Pitangui

Início / fim

agosto de 1719 / agosto de 1719

Em agosto de 1719, Manuel Nunes Viana e Manuel Rodrigues Soares lideram um motim contra a arrematação das passagens dos rios e o pagamento do dízimo em Piedade, na capitania de São Paulo e Minas do Ouro. O motim envolve cerco ao enviado do governador e negociações para o lançamento do pregão de arrematação. No dia do pregão, há novo levante. A reação dos representantes da Coroa frente a esta situação foi suspender as tentativas de arrematação das passagens até que recebessem decisão oficial de Portugal sobre os limites de Minas com Bahia.

Tipologia

Modelo de conflito

Grupos Sociais

Motivo(s)

Soberania

Grupos sociais

Lideranças

Bibliografia Básica

CAMPOS, Maria Verônica. Governo de mineiros. “De como meter as minas numa moenda e beber-lhe o caldo dourado”, 1693 a 1737. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, Departamento de História, 2002, p. 396.

    Imprimir página

Compartilhe

Como Citar

Sem Nome, "Motim contra a arrematação das passagens dos rios e pagamento do dízimo". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/motim-contra-a-arrematacao-das-passagens-dos-rios-e-pagamento-do-dizimo/. Publicado em: 05 de abril de 2022.