Quem Somos

Essa plataforma colaborativa reúne diversos conteúdos que permitem conhecer e estudar a história das revoltas no Brasil.

Os protestos do período colonial, de 1500 a 1825, são apresentados com documentos históricos (transcritos e modernizados), verbetes sobre as rebeliões coloniais e glossário conceitual. Uma linha do tempo interativa oferece uma lista dos diversos tipos de revoltas, desde o início da colonização portuguesa até o reconhecimento da independência.

Se, além da época colonial, o interesse avançar para os períodos históricos mais recentes, visite a Revista Impressões Rebeldes na qual publicamos artigos de estudiosos, em linguagem acessível. Consulte ainda as biografias dos rebeldes ou encontre, na Sala de Aula, os planos que oferecem opções para o ensino do tema.

O Impressões Rebeldes – documentos, palavras e ações que forjaram a História dos protestos no Brasil, é dotado de uma base de dados com ferramentas de buscas que permitem o cruzamento de inúmeras informações sobre as revoltas.

Desde 2013, quando começamos, nossa intenção foi a de chegar a estudantes, professores e pesquisadores, desde o ensino fundamental ao universitário.

Esse alcance ajudou a trazer muitos colaboradores que vem sempre oferecendo conteúdos a serem divulgados. Foi dessa forma que nos tornamos um projeto colaborativo, e vamos continuar assim.

Sinta-se convidado(a) para participar dessa iniciativa, como leitor, debatedor ou colaborador através da inclusão de novos materiais. De um jeito ou de outro, sua participação é o que faz o Impressões Rebeldes se renovar.

Boa leitura, boa pesquisa, boa aula !

Fundador e coordenador do Impressões Rebeldes
Professor do Instituto de Historia da Universidade Federal Fluminense.

Histórico

Desenvolvido na Companhia das Índias, núcleo de pesquisas em história moderna e ibérica, sob abrigo do  Instituto de História da Universidade Federal Fluminense, contamos com apoio do CNPq, através de bolsa PIBIC, e da FAPERJ, com subsídios da bolsa Cientista do Nosso Estado.

Apoio

Não chegamos até aqui sem a dedicação valiosa dos bolsistas de iniciação científica (PIBIC-CNPq) que atuam desde os primeiros tempos do IR: Giovanna Antonaci – (2006-08); Gustavo Pereira Silva (2008-10); Pedro Lucas Andrade (2012); Lara Ribeiro Pereira Carneiro (2012-13); Bárbara Matos Dias (2014-15); Matheus Sampaio (2014-15); Gabriel Gaspar (2015-17); Ludmilla Cunha Mendes (2018-19); Fernanda Lucena (2019-21); Daniel Freitas (2021-22); Isabel Macedo (2022-…)

Ex-coordenadores da Companhia das Índias (Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna), especialmente ao Ronaldo Vainfas e Rodrigo Bentes, pelo apoio à criação do site.

Ao professor Victor Hugo Abril, colaborador das primeiras águas.

Informação

Sempre que possível será indicado o crédito das imagens e dos textos reproduzidos. Se os detentores de direitos sobre material não identificado se manifestarem, será com grande zelo que completaremos os respectivos créditos, seja das imagens, de obras ou de documentos.

Entre 2018-22, graças ao apoio da FAPERJ, através da Bolsa Cientista do Nosso Estado, a plataforma passou por uma profunda atualização.

Registro os agradecimentos ao Programa de Pós-Graduação em História e à Companhia das Índias (Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna), da UFF, que permitiram através do Edital CHAVEN 2020 a viabilização da área Sala de Aula.

Luciano Figueiredo

Instituto de História. Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador, pesquisador responsável, editor.

impressoesrebeldes@gmail.com Currículo lattes

Wictória Peixoto

Instituto de História. Universidade Federal Fluminense (UFF)
Assistente, bolsista PIBIC-CNPq