Descrição sumária do levante de moradores e soldados da capitania do Pará e ordens de Filipe III ao governador-geral do Estado do Brasil, Dom Luís de Sousa, sobre como proceder diante da situação. No documento de fevereiro de 1619, o monarca exige, além do pedido de auxílio ao capitão de Pernambuco, o envio imediato de um comandante militar que assumisse a responsabilidade pelo território.
“(...) e como Francisco Caldeira de Castel Branco que estava por capitão daquella praça ficava prezo pellos seus soldados por causa do levantamento que aly ouve da gente da terra (...)”.
“(...) encomendo vos que de qualquer parte aonde estiverdes deis ao dito capitão de Pernambuco as ordens e favor que vos pedir para o bom effeito deste negocio porque asy o ey por meu serviço.”
Por se tratar de uma Carta Régia, a carta apresenta um discurso ordenador, no qual Filipe III se vale de sua autoridade para enviar seus comandos ao governador-geral.
levantamento
gente da terra
bom efeito
socorro
Revolta de moradores e de soldados para expulsão do capitão-mor
6994, "Ordens de Filipe III para controlar soldados rebeldes no Pará". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/ordens-de-filipe-iii-para-controlar-soldados-rebeldes-no-para/. Publicado em: 11 de setembro de 2025.