Site da revista do IHGB [acervo digital]
Rio de Janeiro, ano seguinte ao da punição aos inconfidentes mineiros. Insatisfação com o governo do Vice-Rei.
“(...) o mesmo Golpistaário e sedicioso objeto da conjuração de Minas Gerais”
“(...) com aquela cautela com que se deve prevenir o público, afim de que nem ao menos se possam conceber tão precipitadas cogitações”
“(...) fosse aquela carta lembrança do Juiz de Fora (...) como um meio de se reconciliar comigo, depois das faltas de subordinação e respeito”
“(...) ou que, posto ele nestas circunstâncias, a sua aparente fidelidade merecesse a contemplação de Sua Majestade”
“(...) se persuadisse que o dito Juiz de Fora entraria mais facilmente nas suas perversas intenções, por ser natural da América, inquieto, pouco subordinado e inconstante, e teria como presidente da Câmara comodidade de o auxiliar”
“(...) qualquer desses motivos que se presuma, me parecia conveniente ao serviço de Sua Majestade, e segurança destes seus Estados, que ao menos fosse logo rendido este ministro; porque este procedimento faria conter em mais temor qualquer outra cogitação de semelhante natureza”
“temerário”
“sedicioso”
“odioso princípio”
“perverso autor”
“falta de subordinação e respeito”
“aparente fidelidade”
“sistema político”
“pouco subordinado”
“inquieto”
“inconstante”
“perniciosa”
“conveniente”
“segurança”
“conter em mais temor”
Site da revista do IHGB [acervo digital]
Revista do IHGB, tomo XXXII, parte 1ª, p. 283-287
Conde de Resende, Array, , "OFÍCIO RELATIVO A CARTA ANÔNIMA ENVIADA A BALTAZAR DA SILVA LISBOA". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/oficio-relativo-a-carta-anonima-enviada-a-baltazar-da-silva-lisboa/. Publicado em: 31 de maio de 2022.