Projeto Resgate, Arquivo Histórico Ultramarino - Pernambuco (1590- 1826), caixa 205, D. 13994
Comerciantes e senhores de engenho de Pernambuco no século XVIII sofrem prejuízos com os valores exorbitantes cobrados nas alfândegas para a entrada e saída de embarcações do porto de Recife.
“tenho encontrado mil dissabores, mil contradições, e o que mais é alguns espíritos de homens Revoltores e entusiasmados que capricham em ser Cabeça de Motim e desordem”; “Confesso, a V. Excelência que esses homens querendo arrogar a si censura de todas as ações de homem que aqui exerce algum gênero de jurisdição não trabalham e nem procuram outra coisa mais que atacá-lo e injuriá-lo e vilipendiá-lo chegando o seu atrevimento ao grau sumo de no público faltar-lhe ao Respeito que é devido, já nas conversações, já por meio de Requerimentos insultantes”; “Rogo a V. Excelência queira providenciar sobre um Artigo de tanto momento mandando ou castigá-los como merecem, ou repreendendo-lhes severamente, a fim de se refrearem e se comedirem, contendo-se nos seus limites, e respeitando aquelas pessoas que Sua Majestade têm condecorado por seus puros efeitos de piedade”
Alegando a honra de servir a Sua Majestade, o Intendente Pedro Sheverin expõe as dificuldades de cumprir seu cargo por conta das ofensas e das resistências que homens de relevo na localidade promovem, fazendo injúrias pessoais. Após expor o nome dos principais líderes ao Secretário de Estado da Marinha e Ultramar D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Intendente clama por uma punição aos revoltosos por apresentarem “Requerimentos insultantes”
“injúria”
“Cabeça de motim”
“Requerimentos insultantes”
“desordem”
“punição”
“castigo”
Protesto contra o intendente de Marinha Pedro Sheverim
Projeto Resgate, Arquivo Histórico Ultramarino - Pernambuco (1590- 1826), caixa 205, D. 13994
Projeto Resgate, Arquivo Histórico Ultramarino - Pernambuco (1590- 1826), caixa 205, D. 13994
2472, "OFÍCIO DO INTENDENTE DE MARINHA DE PERNAMBUCO DESCREVENDO DESORDENS AO SECRETÁRIO DE ESTADO DA MARINHA E ULTRAMAR DE PORTUGAL". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/oficio-do-intendente-de-marinha-de-pernambuco-descrevendo-desordens-ao-secretario-de-estado-da-marinha-e-ultramar-de-portugal/. Publicado em: 05 de maio de 2022.