Documentos

Relatório sobre a província de Minas

Resumo

 No início do século XVIII, Minas Gerais é considerada a mais preciosa pedra da coroa de Portugal. No documento, o autor apresenta as vantagens das defesas naturais do Brasil e as suas fortificações, assim como aborda o exercício das tropas locais. A chegada de diversos imigrantes à capitania com o objetivo de acumular riquezas, a obediência dos vassalos, o regimento de terras, o ouro das minas, as técnicas de mineração, o comércio local e o de escravizados também são assuntos presentes. Embora as revoluções internas sejam tratadas como uma preocupação do passado, registra o medo  existente entre os colonos portugueses de uma revolta organizada pelos escravizados fugitivos e a organização de quilombos está presente no documento.

Artifícios da Narrativa

Relato testemunhal apresenta visão otimista da região mineradora acompanhada de recomendações de reformas que consolidassem o poder régio e a consagração da monarquia portuguesa.

Ler o documento

Informações

Documento possui 8 páginas

Revolta relacionada ao documento

Insurreição Escrava de Catas Altas

Local/Data do Documento

Minas Gerais
jun. 1735Data atribuída

Autoria

Desconhecida

Destinatário

Dom João V

/ Rei/Rainha

Referência do documento original

Biblioteca Nacional de Portugal - Reservados, Coleção Pombalina (PBA) 738, f 251-257v

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Citar

Sem Nome, "Informação sobre as Minas Gerais". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/informacao-sobre-as-minas-gerais/. Publicado em: 23 de outubro de 2025.

    Imprimir página

Compartilhe