Documentos Interessantes para a História e costumes de São Paulo. Arquivo do Estado de São Paulo, 1903. v. 43.p. 201-202.
Descreve providências tomadas para destruir um quilombo que ficava à margem do rio Tietê na capitania de São Paulo. Os quilombolas estariam se preparando para atacar a monção (expedições feitas por vias fluviais para o interior do território colonial) que sairia para Cuiabá. Além de informar sobre as pessoas encontradas no local, menciona a forma de retribuição aos envolvidos na repressão.
"no sertão que acompanha o Rio Tietê, carreira do Cuiabá, havia um quilombo de negros fugidos a seus senhores, determinei combatê-lo e extingui-lo"
“(...) consta serem dois os quilombos (...)"
"(...) sendo os mais dos negros de sessenta anos para cima e alguns dos moços de trinta anos de idade, pagãos, nascidos naqueles quilombos, que por antigos já se não sabe quem eram os senhores, tendo vindo da Capitania de Minas Gerais (...)"
“(...) mandar vender em praça os referidos cativos e o seu produto reparti-lo aos combatentes (...).”
“(...) os referidos negros (...) já disposto a atacar a monção que estava a partir para Cuiabá.”
O Capitão-General da capitania de São Paulo busca demonstrar ao Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos sua competência militar em defesa do comércio e do bem estar dos povoadores paulistas valorizando as supostas ameaças dos escravizados aquilombados.
"à custa das suas fazendas"
“negros fugidos”
"beije a Real Mão"
Documentos Interessantes para a História e costumes de São Paulo. Arquivo do Estado de São Paulo, 1903. v. 43.p. 201-202.
Martim Lopes Lobo de Saldanha, Array, , "EXPEDIÇÃO CONTRA QUILOMBOS NAS MARGENS DO RIO TIETÊ". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/expedicao-contra-quilombos-nas-margens-do-rio-tiete/. Publicado em: 01 de novembro de 2023.