Documentos

Carta Régia de 13 de maio de 1808 manda fazer guerra aos índios Botocudos

Resumo

D. João VI, Príncipe Regente, envia ao Governador da Capitania de Minas Gerais, Pedro Maria Xavier de Ataide e Mello, uma Carta Régia em que ordena uma guerra ofensiva contra os indígenas Botocudos, que vinham assassinando portugueses, cometendo antropofagia e outros atos considerados bárbaros na região do Rio Doce. O documento autoriza ações militares sistemáticas durante as estações secas e o Príncipe Regente passa informações sobre a organização das tropas para tal tarefa, permitindo, inclusive, a escravização dos nativos capturados durante as bandeiras. A Carta também trata de questões fiscais da Capitania, como isenção de impostos e moratória de dívidas para terras conquistadas nas novas investidas, e também ordena cortes nas despesas administrativas e militares.

Artifícios da Narrativa

Para justificar a ofensiva contra os indígenas Botocudos, D. João VI destaca sua barbaridade, acusando-os de assassinar e devorar portugueses, e o enorme prejuízo causado pelas invasões e abandono das terras em decorrência dos ataques. O fracasso das investidas anteriores, descritas como pacíficas pelo Príncipe Regente, são utilizadas para respaldar as ordens de violência passadas na Carta Régia.

Ler o documento

Informações

Documento possui 5 páginas

Revolta relacionada ao documento

Guerra dos Botocudos

Local/Data do Documento

Rio de Janeiro
13 de mai. 1803

Autoria

Dom João VI

Rei/Rainha

Destinatário

Pedro Maria Xavier de Ataide e Mello

Governador da Capitania

Referência do documento reproduzido

Collecção das leis do Brazil de 1808. Parte 1. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1891. p.37-41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Citar

2424, "Carta Régia de 13 de maio de 1808 manda fazer guerra aos índios Botocudos". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/carta-regia-de-13-de-maio-de-1808-manda-fazer-guerra-aos-indios-botocudos/. Publicado em: 01 de maio de 2025.

    Imprimir página

Compartilhe