Relação do levante que houve em Pernambuco em 1710, revista Brasília, 6 (1951). pp 283-329
Pernambuco enfrentava uma crise açucareira provocada pela forte concorrência da produção das Antilhas. Olinda, composta em sua maioria por senhores de engenho, temia pela autonomia adquirida por Recife, composta por comerciantes.
“(…) 3º Que no Recife naõ haja Villa nem em nenhu tempo possa haver, por ser termo da cidade desde o seu principio, e pella pouca distancia se reputar arebalde seu. 4ºQue nenhu morador do Recife possa botar votos nas Eleiçoes de pelouros, como se observou em muito tempo, que ha mais de cem annos: e que tambem naõ possaõ servir na republica mercadores, ainda que sejaõ de sobrado, e que se naõ possaõ para isso despensar (…); (…) 6º Que assim mesmo nenhu mercador e morador do Recife, que naõ seja filho desta terra, possaõ ocupar postos de Capitaõ de Ordenança incluzive, e desde logo se reformem os que estão feitos 7º Que sua Majestade mande prover esta capitania de escravos de Guine e lemitarlhe o preço, para que os que chamaõ pessas de Indianaõ passem de setenta mirls (…); (…) 10ºQue as pessoas que se auzentaraõ com o Governador, por serem parciaes, e compleces nos seus crimes, e como tais inimigos de todo este povo, naõsejaõ mais admitidos neste Capitania, podendo livremente dispor de suas fazendas (…)”.
Em documento de Olinda à Coroa, destaca-se as exigências para sua cidade e pedidos que se relacionam às punições que deveriam ser aplicadas aos mascates.
"povo"
"eleições de pelouros"
"contra as tiranias"
“inimigos de todo esse povo”
"não haja vila"
"filho desta terra"
Relação do levante que houve em Pernambuco em 1710, revista Brasília, 6 (1951). pp 283-329
Sem Nome, "CAPÍTULOS DOS REBELDES DE OLINDA COM EXIGÊNCIAS AO REI DOM JOÃO V". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/capitulos-dos-rebeldes-de-olinda-com-exigencias-ao-rei-dom-joao-v/. Publicado em: 31 de maio de 2022.