Revoltas

Motim para a nomeação de Pedro Morais Raposo como capitão-mor

Capitania Real do Rio de Janeiro (1567 – 1821)Rio de Janeiro

Início / fim

1705 / 1705

Data aproximada

No ano de 1705, houve uma disputa entre taubateanos e paulistas pelo domínio da partilha das lavras minerais da comarca do Rio das Mortes. Havia um certo mistério em torno da descoberta de ouro nesta região. Alguns relatos afirmavam que a riqueza foi encontrada primeiramente pelo taubateano Tomé Portes del-Rei, enquanto outros defendiam que a descoberta se deu apenas após a sua morte. No ano seguinte, os paulistas realizaram uma petição ao Governador da capitania do Rio de Janeiro (1705-1709) Dom Fernando Martins Mascarenhas para que houvesse a nomeação de um deles para o cargo de capitão-mor da região. A escolha recaiu sobre Pedro de Morais Raposo, militar paulista, que recebeu um regimento em 1707.

Antecedentes

Descoberta das lavras minerais da comarca do Rio das Mortes e a indecisão sobre quem havia achado essa região primeiramente.

Conjuntura e contexto

Descoberta das riquezas das minas e a disputa entre as pessoas por maior gerência sobre a região.

Grupos sociais

Autoridades

Bibliografia Básica

CAMPOS, Maria Verônica. Governo de mineiros: “De como meter as minas numa moenda e beber-lhe o caldo dourado”, 1603 a 1737. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, Departamento de História, 2002.

    Imprimir página

Compartilhe

Como Citar

Sem Nome, "Motim para a nomeação de Pedro Morais Raposo como capitão-mor". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/motim-para-a-nomeacao-de-pedro-morais-raposo-como-capitao-mor/. Publicado em: 04 de janeiro de 2022.