Arquivo Público Mineiro, Secretaria de Governo (Seção Colonial), 11, folhas 163-163v.
O governador D. Pedro de Almeida, mais conhecido como Conde de Assumar, escreve ao Mestre de Campo e potentado local Pascoal da Silva Guimarães, futuro envolvido na Sedição de Vila Rica (1720), sobre as providências que são necessárias tomar contra os quilombolas em São Bartolomeu. Além de descrever atos de violência cometidos pelos rebeldes em prejuízo da economia e ameaça às pessoas brancas, a carta também denuncia que os quilombolas atacavam escravizados nas estradas e roças. Uma das soluções propostas é recorrer a materiros e capitães do mato que usem indígenas Carijós para capturar e exterminar os quilombolas, trazer alguns vivos a serem castigados como exemplo.
"(...) das desordens que cometiam os calhambolas em São Bartolomeu, e me dizem, se vão desaforando de sorte e chegando a tal excesso que não só atacam os negros pellas estradas publicamente e nas roças, mas matam e ferem a homens brancos (...)"
"(...) faça aparecer logo aquele fulano Vellozo em que V.M. me tem falado várias vezes que é bom mateiro, e que faça deter três capitães do mato que têm carijós (...)"
"(...) vão atacar este quilombo, e se faça diligência a por trazerem alguns vivos em que se faça exemplo (...)"
A fim de justificar a ordem passada ao Mestre de Campo, o governador da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro descreve com ênfase as desordens e violências causadas pelos quilombolas e ressalta que o objetivo final é a manutenção do bem comum, uma preocupação legítima para um bom governante.
"calhambolas"
"desordens"
"quilombo"
"bem comum"
Original manuscrito do documento "Carta do Governador da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro sobre os quilombolas em São Bartolomeu"
Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos
Governador da Capitania / Conde de AssumarArquivo Público Mineiro, Secretaria de Governo (Seção Colonial), 11, folhas 163-163v.
1282, "CARTA DO GOVERNADOR DE MINAS ORDENANDO A DESTRUIÇÃO DOS CALHAMBOLAS DE SÃO BARTOLOMEU". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/documento/carta-do-governador-de-minas-ordenando-a-destruicao-dos-calhambolas-de-sao-bartolomeu/. Publicado em: 13 de junho de 2024.
é muito incrível o trabalho que vocês fazem, é importante mostrar que somos rebeldes, criaram uma impressão de povo manso e esse artifício deu certo, é preciso mostrar que tivemos muitas revoltas por esse chão brasileiro.
Obrigado por seu reconhecimento, Victor. Toda a equipe que trabalha e trabalhou no Impressões, assim como os colaboradores, estão sempre comprometidos em mostrar que as lutas contra as injustiças foram incessantes em nossa história. E ainda há muita revolta para trazer à tona, acredite. Um abraço.