Revoltas

Conspiração contra o Vice-Rei

Capitania Real do Rio de Janeiro (1567 – 1821)Rio de Janeiro

Início / fim

14 de janeiro de 1793 / 08 de fevereiro de 1793

Retrato do Vice-Rei D. José Luís de Castro, o II Conde de Resende [artista desconhecido] - Museu Histórico Nacional, RJ

A segunda metade do século XVIII foi marcante para o sistema colonial português. O liberalismo que varria a Europa propagava-se no Novo Mundo e, na América Portuguesa, fazia estragos nos alicerces do Antigo Regime. Pairava no ar o temor de um levante ou uma revolta, tanto no pensamento da elite colonial, quanto na da população em geral.

Um episódio no Rio de Janeiro destaca-se em meio à conjuntura de conspirações e planos políticos que agitam o fim do século. O juiz de fora Baltazar da Silva Lisboa apresenta uma carta anônima sobre um possível atentado a vida do até então Vice-Rei Conde de Resende.

A missiva, sem remetente ou endereço, defendia que era preciso liquidar o Vice-Rei para que o Brasil pudesse crescer livre de Portugal, com a ampliação da autonomia e o fortalecimento das tomadas de decisão das câmaras.

Além disso, a carta argumentava a necessidade do Brasil reagir a essa nova conjuntura que a Europa estava passando, onde novos Impérios surgiam e os Antigos reagiam através de um aumento de poder sobre as suas colônias.

O juiz de fora envia essa carta a Chancelaria do Tribunal da Relação para ser analisada. Ao descobrir a existência dessa carta o Vice-Rei, no dia 14 de Janeiro de 1793, ordena uma devassa que alcança o próprio Baltazar da Silva Lisboa.

A devassa foi executada pela mesma Junta que trabalhou no caso da Inconfidência Mineira. Depois de 24 dias de investigação, através de estudos de caligrafias, interrogatórios e análises da trajetória das correspondências, o caso foi encerrado sem se saber quem a escreveu ou se era verídico seu conteúdo.

Conjuntura e contexto

Circulação de ideias liberais no Brasil.

Grupos sociais

Autoridades

Lideranças

Ações de protesto não-violentas

  • Cartas

Ações de protesto violentas

  • Não informadas

Repressão

Contenção

  • Devassa

Instâncias Administrativas

  • Juiz de Paz
  • Vice-rei

Bibliografia Básica

RAMINELLI, R. J. . Baltazar da Silva Lisboa: a honra e os apuros do juiz naturalista. In: Ronaldo Vainfas, Georgina Silva dos Santos e Guilherme Pereira das Neves. (Org.). Retratos do Império; trajetórias individuais no mundo português nos séculos XVI a XIX. 1ed.Niterói: EdUFF, 2006, v. 1, p. 279-296.

    Imprimir página

Compartilhe

Como Citar

Sem Nome, "Conspiração contra o Vice-Rei". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/conspiracao-contra-o-vice-rei/. Publicado em: 03 de maio de 2022.