Revoltas

Rebelião indígena contra administradores da aldeia Nossa Senhora das Escadas

Capitania de Ilhéus (1534 – 1761)Aldeia Nossa Senhora das Escadas

Início / fim

1718 / 1718

Data aproximada

Em 1723, o Vice-rei do Brasil Vasco Fernandes Cesar de Menezes, Conde de Sabugosa, informa ao Capitão José Figueira sobre os índios da aldeia Nossa Senhora das Escadas. Discorre o Conde que os índios haviam se rebelado há mais de quatro anos contra os padres que administravam a localidade, induzidos e mal aconselhados por alguns moradores circunvizinhos, “negando-lhes a obediência e sujeição que antes lhes tinham faltado a todos os atos de cristãos, vivendo a sua vontade, e com liberdade em seus vícios, por causa dos mesmos vizinhos, que os aconselham mal” (Documentos Históricos da Biblioteca Nacional. V. 43, p.50).

Bibliografia Básica

BARROS, Rafael dos Santos. Da letra da Lei às práticas coloniais: índios administrados e colonos na Capitania de Ilhéus. Escritas, v. 6, 2014, p. 170 (nota de rodapé).

Fontes impressas

Documentos Históricos da Biblioteca Nacional (DH). Volume 43. Rio de Janeiro, p. 50.

    Imprimir página

Compartilhe

Como Citar

Sem Nome, "Rebelião indígena contra administradores da aldeia Nossa Senhora das Escadas". Impressões Rebeldes. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/rebeliao-indigena-contra-administradores-da-aldeia-nossa-senhora-das-escadas/. Publicado em: 05 de abril de 2022.