jun

Curso de extensão História da Cartografia (módulo 1)

Fundamentos, debates e aplicações - módulo 1

JÚNIA FERREIRA FURTADO
Pesquisadora visitante da Faperj na UFF (PPGH/Cia das Índias) e professora titular de História Moderna na UFMG

O curso será dividido em dois módulos. O módulo 1 será realizado no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2016. O módulo 2 será realizado na Universidade Federal Fluminense, na primeira semana de setembro de 2016. Os alunos podem optar por acompanhar somente um dos módulos, recebendo o certificado correspondente a 9 horas de curso; ou os dois módulos oferecidos em junho e setembro, que serão complementados com uma conferência aberta da professora, na mesma semana de setembro. Nesse caso, os alunos receberão um certificado geral correspondendo ao total de 20 horas de um curso de extensão universitária. As inscrições nos dois módulos serão feitas de forma separada e sempre através deste site.

MÓDULO 1

Fundamentos, debates e aplicações

O módulo 1 aborda os aspectos teóricos e metodológicos da história da cartografia, bem como os principais debates em curso. A história da cartografia, ainda que seja um campo relativamente novo, apresenta-se como uma ciência naturalmente interdisciplinar. Objetiva-se discutir como utilizar mapas como fontes históricas e, para tanto, se analisa o processo de constituição desse campo de trabalho e de estudo. Cartografar um território não é uma operação neutra, cuja objetividade estaria assegurada pelo uso das técnicas mais aperfeiçoadas. Etimologicamente, cartografia deriva do grego graphein, significando escrita ou descrita e do latim charta, com o significado de papel. Mostra, portanto, uma estreita ligação com a apresentação gráfica da informação, através da sua descrição em papel. O termo foi criado em 1839 pelo português visconde de Santarém, em carta escrita em Paris e dirigida a Adolfo Varnhagen.

1o encontro (14/06)
A história dos mapas e dos cartógrafos

2o encontro (15/06)
Do metrô de Londres ao rio São Francisco: a cartografia enquanto metodologia do saber

3o encontro (16/06)
O mapa como forma dinâmica de representar informações

Dias 14, 15 e 16 de junho de 2016, das 14 às 17 horas

Local: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, s/n – Centro – Rio de Janeiro, Sala de Cursos

Para alunos de graduação: R$5,00
Para os demais: R$20,00

Event Not Found!

Para validar a sua inscrição com desconto, o aluno de qualquer universidade deve enviar para o e-mail ciadasindias@historia.uff.br a cópia digitalizada de um comprovante de que cursa a graduação.

As inscrições se darão através deste site, até 07/06/16. Não serão aceitas inscrições no local do evento.

Após o fim de cada módulo, serão emitidos certificados digitais e enviados aos e-mails dos alunos que o tiverem frequentado.

As informações sobre o Módulo 2 serão divulgadas oportunamente.