O Centro Cultural da Juventude promoverá este mês um especial sobre a cultura russa. Estão previstas várias atividades entre palestras, exposições, debates, filmes e danças. A homenagem à Rússia integra o projeto “Que país é este?” A idéia da atividade é ilustrar as características históricas, políticas, econômicas, culturais e sociais do País.

Na biblioteca, dia 24 às 10h30, acontecerá uma exposição de artesanato que vai mostrar as matrioshkas: bonecas russas típicas que simbolizam grandeza, família e fertilidade. São produzidas artesanalmente em diversos materiais, pintadas e colocadas uma dentro da outra, da maior até a menor. O público poderá conferir essas e outras peças gratuitamente.

No mesmo local haverá uma palestra sobre a língua russa com a presidente do Círculo Cultural Russo. Quem for poderá conhecer um pouco das letras do alfabeto cirílico. No mesmo dia, mas às 15h haverá uma palestra sobre a literatura russa, explorando autores clássicos e contemporâneos. Quem dará a palestra será o professor, ensaísta e tradutor Boris Schnaiderman. A literatura russa é uma das mais ricas e das que mais deu contribuições para a literatura mundial. As palestras são de graça, mas as vagas se limitam a 30 por atividade.

No dia 25 às 16h, haverá um debate sobre a história da Rússia da formação dos povos eslavos até a atualidade, com temas atuais como economia e sistema político russo. Também é gratuito com limite de 50 vagas.
Durante todo o mês de maio, uma mostra cinematográfica fará parte da programação, com sessões de terça a domingo das 10 às 20h. Mais de 30 títulos serão exibidos, entre ficção e documentários. Entre os diretores estão Andrei Tarkovsky e Semyon Aranovich.

E para fechar, no dia 31, uma apresentação de danças típicas, coreografadas pelos russos Serafina Plotz e Nicolay Chocianowicz. A apresentação lembra as festas que as aldeias russas realizavam para comemorar o fim das épocas de colheita.

Vale a pena visitar as atividades e conhecer um pouco da cultura russa, o país onde aconteceu a maior Revolução Operária e que tanto influencia culturalmente o mundo inteiro.
Que país é este? Rússia
Onde: Centro Cultural da Juventude, Zona Norte