Panfleto impresso em 1817 contra a tirania Real em Pernambuco

POR DENTRO DO DOCUMENTO

Título: PRECIZO dos sucessos, que tiverão lugar em PERNAMBUCO, desde a fautissima e gloriozissima Revolução operada felismente na Praça do Recife, aos seis do corrente Mez de Março, em que o generoso exforço de nossos bravos PATRIOTAS exterminou daquella parte do BRAZIL o monstro infernal da tirania real.
Autoria da transcrição: Maria Lizete dos Santos
Tipo de documento: Preciso
Local: Recife
Data: 10 de março de 1817
De: Padre João Ribeiro Pessoa de Mello Montenegro, Antônio Carlos Ribeiro de Andrade Mello, Manuel Correia de Araújo, Francisco de Paula Cavalcante Albuquerque, Luiz Franco de Paula Cavalcante, Domingos José Martins.
Para: População pernambucana
Assinatura:

Padre João Ribeiro Pessoa de Mello Montenegro, Antônio Carlos Ribeiro de Andrade Mello, Manuel Correia de Araújo, Francisco de Paula Cavalcante Albuquerque, Luiz Franco de Paula Cavalcante, Domingos José Martins.

Contexto:

Pernambuco; Crise do Antigo Sistema Colonial; processo de descolonização; conflitos de interesses locais com a Coroa portuguesa; conflitos entre as próprias autoridades locais; elevada preponderância de homens pobres e livres

Revolta: Revolução de 1817; Insurreição de 1817; Revolução Pernambucana de 1817;
Referência original: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, I-31,03,001 n.03
Referência impressa: O documento apresentado é uma cópia datilografada no século 20 sob a guarda da Biblioteca Nacional. No link indicado podem ser vistos o manuscrito e o panfleto impresso originais.
Fonte do original: Site da Biblioteca Digital Luso-Brasileira: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1311707/mss1311707.pdf
Link do original: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1311707/mss1311707.pdf

POR DENTRO DA REVOLTA

POR DENTRO DO TEXTO

Artifícios da narrativa:

Texto escrito pelo magistrado José Luis Mendonça e tipografado em 10 de março de 1817 no prelo pertencente ao inglês James Pinches. Foram feitas várias impressões desse documento cujo propósito era mobilizar as camadas mais pobres para aderirem à revolta. Seu teor menciona a opressão e a traição da Coroa em relação aos legítimos direitos dos pernambucanos .

Trechos significantes:

“Depois de tanto abuzar de nossa paciencia por hum sistema de administração combinado acinte para sustentar as vaidades de húa Corte insolente sobre toda a sorte de opressão de nossos ligitimos direitos (…)”, “(…) depois de ter assignado com elles a atrós condemnação da quelas innocentes victimas, despacha dali mesmo os que lhe parecerão mais capazes de lhe dar execução.”, “(…) não se ouvirão mais outras vozes, que de acclamações gerais, dignas do dia em que hum immenso povo entrava na posse de seus ligitimos direitos sociaes.”, “(…) e não haver mais daqui por diante differença entre nós de Brazileiros a Europeos, mas deverem todos ser tidos em conta d’húa só e única família com igual direito a húa só, e a mesma heransa, que He a prosperidade geral de toda esta Provincia.” “(…) que das bondades do Governo todo aplicado a promover a segurança interior, exterior por medidas acertadas, buscando esclarecer a sua marcha (…), com que tem obtido ao mesmo tempo popularizar as suas deliberações o mais possível.” “(…) sendo dos mais importantes fazer entrar os Funcionarios publicos suas ocupações como dantes (…) proscrever as formulas de tractamento athe agora uzadas (…) abolir certos impostos modernos de manifesta injustiça, e opressão para o povo sem vantagem nenhúa da Nação, &c.”

Tópicos de discurso:

“faustissima e gloriozissima Revolução”; “bravos patriotas”; “tirania real”; “Corte insolente”; “ligitimos direitos”; “patriotas honrados”; “atrós condemnação”; “innocentes victimas”; “disobediencia”; “obra da Providencia”; “direitos sociais”; “Povo”; “compatriotas de Portugal”; “manifesta injustiça”; “opressão”; “Nação”; “Vita a Patria”.

COMENTÁRIOS

  • MARIA CARMEM CORTES MAGALHAES disse:

    EXCELENTE DADOS PARA MINHA PESQUISA ATUAL EM QUE FAÇO UMA RETOMADA GERAL DA HISTÓRIA DO BRASIL PARA AMPLIAR ANÁLISES HISTÓRICAS DA OBRA BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO E PÁTRIA DO EVANGELHO, UMA OBRA DA LITERATURA ESPIRITA…

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *