Documentos

Alvará por que Vossa Alteza há por bem declarar a forma em que se há de proceder na liberdade, cativeiro e castigo dos negros dos Palmares na capitania de Pernambuco e devassa que nela se há de tirar do crime da traição que eles intentaram fazer

Resumo

Após anos de tentativa de combate ao quilombo dos Palmares, que já era conhecido pelas autoridades portuguesas desde o começo do século XVII, já em 1682 o número de negros havia sido significantemente reduzido e era necessário um parecer real sobre como proceder para extinguir de vez com os mocambos.

Artifícios da Narrativa

Neste documento, o príncipe regente auxilia Antônio de Souza de Menezes, que assumiria o cargo de governador-geral do Brasil dali a dois meses, sobre como proceder acerca dos processos de cativeiro, castigo ou liberdade relacionados aos negros que fossem capturados dos Palmares. Sua Alteza faz questão de apontar a necessidade de incursões constantes aos Palmares, inclusive de grupos de pessoas voluntárias, para que a ameaça seja erradicada o mais rápido possível. Resolve manter a condição que os negros tinham antes dos Palmares, estendendo-a aos filhos lá nascidos (livres se mantém livres, o mesmo vale para os cativos). Demonstrando temor com a possibilidade de novas fugas ou sublevações, incluindo em seus receios as crianças nascidas nos Palmares que podem ter herdado naturalmente uma tendência rebelde dos pais, determina que todos os negros resgatados dos mocambos devam sair do Estado do Brasil, mesmo aqueles que retornarem à condição de cativos, ficando ao seu senhor a responsabilidade de deportá-los sob pena de serem entregues à tutela do Estado. Também determina a decapitação de dois líderes, para que isso possa servir de exemplo a todos que considerarem se aventurar em fuga, e que seja tirada uma devassa para investigar tamanho crime de traição.

Ler o documento

Informações

Documento possui 5 páginas

Revolta relacionada ao documento

Palmares

Local/Data do Documento

Lisboa 10 de mar. 1682

Autoria

Príncipe regente Dom Pedro de Portugal

/ Principe/Princesa

Destinatário

Antônio de Souza de Menezes

Governador-Geral

Referência do documento original

Documentos Históricos, volume 68, pp.49-59. Documentos Históricos, volume 68, pp.49-59.

Referência do documento reproduzido

GOMES, Flávio (Org.). MOCAMBOS DE PALMARES: histórias e fontes (séculos XVI-XIX). Rio de Janeiro: 7letras, 2010. Pp. 251-5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Imprimir página

Compartilhe