Data: 14/01/2019

Criação do grupo Metamorphose no CNPq

Por Companhia das Índias

14
jan
2019

Depois de ministrarem um curso no PPGH-UFF, Rodrigo Bentes Monteiro e André de Melo Araújo criaram no diretório do CNPq em outubro de 2018 o grupo de pesquisa Metamorphose, com sede na UnB, em parceria com o núcleo Cia das Índias (UFF). O nome do grupo inspira-se nas Metamorphoses do poeta romano Ovídio – obra que recebeu diversas traduções e edições, além de ter motivado a construção de muitas imagens e textos ao longo dos séculos.

Os membros do grupo Metamorphose pretendem dar especial atenção aos aspectos materiais e às trajetórias dos documentos em papel produzidos na Época Moderna (sécs. XVI a XVIII). Procuram assim estimular pesquisas que considerem as várias transformações por que passaram os documentos textuais e visuais do período, especialmente as metamorfoses conduzidas pelas mãos de calígrafos, copistas, artistas, gravadores, tipógrafos, editores e leitores, além dos diversos autores intelectuais.

         Para dar conta do estudo mais completo dessas mudanças ocorridas nos manuscritos e impressos da Época Moderna, o grupo conta com o trabalho de historiadores/as, críticos/as literários/as, bibliotecários/as, restauradores/as e técnicos/as interessados/as em aprofundar o estudo dos temas considerados em quatro linhas de pesquisa: 1) Produção gráfica e processos de edição; 2) Características materiais e organização textual e visual da informação; 3) Estratégias textuais: autoria e autoridade; e 4) Trajetórias e circulação.

         Metamorphose também objetiva fortalecer as instituições responsáveis pelas guarda e conservação dos documentos em papel, formar novos/as pesquisadores/as e conscientizar o público em geral sobre a importância da preservação documental. Num momento em que a digitalização crescente de documentos e seu fácil acesso pela internet parecem fazer esquecer que esses registros são formados por papéis, letras, cadernos e tintas, o grupo lembra que essas características materiais da documentação são preciosas fontes de informação histórica.