PROGRAMAÇÃO GERAL

10h às 12h – Grupos de discussão
Objetivo: Proporcionar a troca de experiências e consolidar políticas e ações a partir das seguintes temáticas:
– Produção e divulgação científica;
– Políticas de acesso aberto e experiências de editoração;

14h às 16h30min – Minicursos

1. Direito de acesso e produção acadêmica
Profa. Me. Aimée Schneider (Doutoranda – PPGSD-UFF)
Profa. Me. Mariana Virgolino (Doutoranda – PPGH-UFF)

O curso tem como objetivo a análise do pensamento jurídico contemporâneo acerca do direito de acesso no que concerne à produção acadêmica. Pretende-se, assim, expor os avanços e os desafios para o desenvolvimento de um acesso isento e transparente, através do exame de dispositivos legais voltados para o direito autoral, bem como de alguns casos de plágio na esfera acadêmica.

2. Dos registros à História: a dinâmica entre o historiador, a fonte e o arquivo
Prof. Me. Francisco Galdames
Ingrid Lucas (Mestranda – PPGH-UNIRIO)
Brenner Riberito (Graduando – Universo)
Maria Isabel Rautenberg (Graduanda – UFF)

Uma vez que o Encontro de Revistas Discente de História do Rio de Janeiro, organizado pela Revista Cantareira, tem como objetivo compartilhar as experiências e as dificuldades da produção científica na área de História, a equipe do projeto Preserving Early Eclesiastical Sources from the State of Rio de Janeiro almeja dividir sua experiência de pesquisa e construção de conhecimento. Fruto da parceria firmada entre o Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói, a Universidade de Vanderbilt (EUA) e a British Library (Reino Unido), a colaboração entre as três instituições resulta na preservação dos registros eclesiásticos, na sistematização do conteúdo e na facilidade de acesso ao mesmo por parte dos pesquisadores.
A partir da análise das fontes primárias, base sobre a qual se ergue a produção científica na área de História, a oficina se propõe a debater a dinâmica entre o historiador e o arquivo. O objetivo é, com o exemplo da documentação eclesiástica, abordar as chaves necessárias para a decodificação da fonte, a escolha do método de pesquisa mais adequado e como a fonte primária possibilita uma amostra, ainda que singela, acerca do passado histórico.
Por fim, a relação entre a tecnologia e a preservação dos arquivos será abordada. Diante da velocidade com que os meios de armazenamento digital se inovam, analisaremos quais são as vantagens em prol do alcance em escalas cada vez maiores ao conhecimento histórico e quais são os desafios que permeiam a conservação das fontes primárias.

16h30min às 17h – Coffee Break

17h – Conferência: “O plágio acadêmico e a propriedade intelectual: desafios para a produção científica?”
Prof. Dr. Leandro Mendonça (INCT – Proprietas/UFF)

18h – Plenária Final: debate sobre as questões surgidas nos grupos de trabalho.Grupo

Inscrições pode ser realizadas através do formulário eletrônico: https://goo.gl/forms/Q6xV8EzE0EnVpllj1

Revista Cantareira, INCT Proprietas e Anpuh-Rio