menu

Notícias


Dossiê: Intelectualidade Latino-americana, Cultura e Política no Século XX,

Organizadora: Aline Monteiro de Carvalho Silva (Doutoranda, UFF)

Tem-se como objetivo refletir sobre intelectualidade através das conexões entre história, política e cultura. A cultura é aqui percebida como uma convergência de métodos e interesses diversos, relacionada as atividades culturais e as atividades sociais, estabelecendo uma conexão estreita entre cultura e política.

Diversos intelectuais acreditavam em seu papel de interpretes das massas populares, auxiliando-as na tomada de consciência de sua vocação revolucionária. Em geral, eram ideólogos de um projeto que primava pelo desenvolvimento econômico, pela emancipação das classes populares e pela independência nacional. Consideravam-se conscientizadores da população e a ideia da proximidade da revolução, tanto social, política, ou socialista, era latente. Esse movimento pode ser percebido também em outros países, tais como os latino-americanos ao longo do último século.

A partir da década de 1960, ocorreu uma série de transformações na América e no mundo que levaram a questionamentos e transformações no papel dos intelectuais. Qual seria então o papel intelectualidade brasileira – e latino-americana – a partir dessas mudanças? As relações entre cultura e política e as discussões sobre o papel da intelectualidade – seus ideais, transformações e permanências – são os eixos centrais das discussões. Neste aspecto, destacamos três eixos centrais de análise: o primeiro são as discussões sobre a noção de cultura e intelectualidade, buscando oferecer um panorama geral sobre a cultura latino-americana na primeira metade do século XX; o segundo tem por base a cultura em tempos de exceção, o papel dos intelectuais – tanto os de direita, quanto os de esquerda –  e as formas de engajamento; o terceiro e último promove o debate acerca da cultura, do papel dos intelectuais e dos seus meios de atuação à partir da redemocratização no Brasil e em outros países da América Latina.

Reconhecemos que esses debates merecem constantes diálogos, principalmente com outras áreas do saber com o intuito de promover a interdisciplinaridade e, com isso, possibilitar o enriquecimento do conhecimento sobre os intelectuais. Pensando em promover o diálogo, a Revista Cantareira – periódico do corpo discente da Universidade Federal Fluminense – convida à chamada de artigos para a sua 26ª edição, cujo dossiê é intitulado “Intelectualidade latino-americana, cultura e política no século XX”. Temos como objetivo aprofundar o debate e contribuir com novas perspectivas sobre o tema. Desse modo, são bem-vindos os trabalhos que abordem as mais diversas representações sobre os intelectuais em diálogo com a cultura e/ou a política.

Além dos artigos conexos ao dossiê, a revista também aceitará textos para a seção livre, resenhas e transcrições comentadas sobre variadas temáticas. Aos que tiverem interesse em colaborar com a edição, as normas de publicação estão elencadas em http://www.historia.uff.br/cantareira. O prazo para o envio de artigos se encerra no dia 30 de abril de 2017.