Pesquisar historia.uff.br:

 

Historiografia Medievalística Brasileira
Disciplina: EGH.00355 Tópico Especial em História Medieval IV Mín. Alunos: -
Máx. Alunos: -
Horário: Quinta 14:00/Fim:
Sala: Sala 508 Bloco P
2/2017
Vagas PPGH: 20
Vagas Ext: 10
Professor Responsável: Carolina Fortes
Ementa: Há pelo menos duas décadas se discute, nos meios acadêmicos do país, se há, de fato, uma historiografia medievalística brasileira. A produção nacional sobre História Medieval se configura como um campo em si, ou somos apenas reprodutores de práticas de pesquisa e perspectivas teóricas importadas? Há um modo específico de se fazer História Medieval no Brasil? São essas questões que guiarão este curso, que tem por objetivos principais levantar a produção historiográfica nacional sobre a História da Idade Média e sobre ela refletir. O curso se dividirá em três momentos. Na primeira unidade discutiremos textos que buscam fazer um apanhado geral da referida historiografia. No segundo, as leituras serão de textos pactuados entre alunos e professora de acordo com os temas de pesquisa dos primeiros. E, por fim, tentaremos chegar a uma síntese que responda às questões propostas.

Bibliografia:

ALMEIDA, Néri de Barros & SILVA, Marcelo Cândido da. Le Moyen Âge et la nouvelle histoire politique au Brésil. Mélanges de l’École française de Rome - Moyen Âge [En ligne], 126-2, 2014.

ALMEIDA, Néri de Barros. A História Medieval no Brasil. Revista Signum, vol. 14, n. 1, 2013.

AMARAL, Ronaldo. O Medievalismo no Brasil. História Unisinos. Vol., 15(3), Setembro/Dezembro 2011, 446-452.

AUBERT, Eduardo Henrik. Apontamentos sobre a legitimidade atual da história medieval tecidos no entorno de uma obra recente. Medievalista online. Número 14, Julho - Dezembro 2013.

BASTOS, Mario Jorge & RUST, L. Translatio Studii. A História Medieval no Brasil. Signum, 10, 2009, p. 163-188.

MACEDO, José Rivair. Os estudos medievais no Brasil: tentativa de síntese. Reti Medievali Rivista, Vol. VII, 1 (gennaio-giugno) 2006.

SILVA, Andréia Frazão da. Os estudos medievais no Brasil e o diálogo interdisciplinar. Medievalis, Vol. 1 (2), 2013.

SILVEIRA, Aline Dias da. Algumas experiências, perspectivas e desafios da Medievalística no Brasil frente às demandas atuais. Revista Brasileira de História. São Paulo, 2016.

Voltar para a página anterior

Lattes
Domínio Público
CAPES
Periódicos
CNPq
FAPERJ