Skip to content Skip to navigation

Sobre o NEC

 O NÚCLEO DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS é um grupo de estudo e de trabalho, do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Existe desde 1994 e busca promover estudos e pesquisas sobre temas contemporâneos, em geral, e sobre história do tempo presente, em particular. Os professores do NEC, entre outros projetos, desenvolvem três linhas de pesquisa: 1. Modernidades Alternativas; 2. Ditaduras e Sociedades e 3. Tradições nacional-estatistas na America Latina, além de promover palestras, seminários, mesas-redondas e cursos de extensão.

O NEC mantém esta home-page destinada a divulgar eventos, informar sobre as atividades de seus Grupos de Trabalho e artigos publicados por seus integrantes, além de trabalhos de graduandos e pós-graduandos. Desde o ano 2000, em associação com o Labhoi, e, depois, autonomamente, o Núcleo de Estudos Contemporâneos tem ganho o prêmio Cientistas de Nosso Estado. Participa ainda, juntamente com o Labhoi e o Nupech, do Programa de Núcleos de Excelência (FAPERJ/CNPq): Cultura Histórica e Usos do Passado: política, patrimônio e ensino da história – 2011-2013.

Professores envolvidos: Beatriz Kushnir, Daniel Aarão Reis, Gustavo Alves Alonso Ferreira, Karla Carloni, Marcelo Bittencourt, Norberto Osvaldo Ferreras , Renata Schittino e Samantha Viz Quadrat.

Professor visitante: Shu Chang Sheng

Autor|a|es|as: