Skip to content Skip to navigation

Quem Somos

Professores

Beatriz Kushnir Currículo Lattes

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (1989), Mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1994), Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Pós-doutoramento (Júnior) junto ao Cemi/Unicamp (2005), e Pós-doutoramento (Sênior) junto ao Departamento de História/UFF (2007-8). Atualmente é Diretora-geral do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de pesquisa em História do Brasil, com ênfase nos seguintes temas: censura, governos militares, imprensa, imigração, arquivos, furtos de bens culturais, patrimônio.

Daniel Aarão Reis Filho Currículo Lattes

Possui graduação em História - Universite de Paris VII (1975), mestrado em História - Universite de Paris VII (1976) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). É professor titular de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve atualmente duas linhas de pesquisa: Os intelectuais russos e as modernidades alternativas (séculos XIX e XX) e História das Esquerdas no Brasil. Temas principais de reflexão: Intelectuais, política, revoluções socialistas, esquerdas, ditadura militar.

Gustavo Alves Alonso Ferreira Currículo Lattes

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República. Concluiu o mestrado pela UFF em fevereiro de 2007, quando defendeu a dissertação "Quem não tem swing morre com a boca cheia de formiga: Wilson Simonal e os limites de uma memória tropical", sob a orientação da professora Dra. Denise Rollemberg (no prelo pela Editora Record). Doutorando também pela UFF, sob a orientação do professor Daniel Aaarão Reis, com o projeto "Geléia Geral: a construção da MPB de Caetano Veloso e Chico Buarque sob a ditadura". Fez doutorado-saduiche na Ecole des Etudes en Sciences Sociales (Paris).

Janaína Martins Cordeiro Currículo Lattes

Pós-Doutora pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bolsista do Programa Pós-Doutorado Nota 10 da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Desenvolve, no Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC/UFF), projeto sobre a formação do consenso social, bem como a memória coletiva sobre a ditadura civil-militar a partir do estudo da trajetória política do Presidente Emílio Garrastazu Médici. Professora Adjunta I de História Contemporânea e do Mestrado em História da Universidade Severino Sombra (USS). Doutora em História pela UFF, com tese defendida sobre as comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil, em 1972. Realizou estágio de doutoramento pelo Centre d Histoire de Sciences Politique de Paris (2009-2010, Bolsa CAPES-COFECUB). Possui mestrado em História Social também pela UFF (2008), onde desenvolveu pesquisa sobre a atuação política e memória da associação feminina Campanha da Mulher pela Democracia (CAMDE), durante o governo de João Goulart e a ditadura civil-militar de 1964. Graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (Bacharelado - 2006; Licenciatura - 2005). Pesquisadora vinculada ao NEC/UFF. Possui experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, historia e ditadura civil-militar.

Karla Guilherme Carloni Currículo Lattes

Professora colaboradora do programa de pós-graduação stricto sensu em História da Universidade Federal Fluminense. Professora de Brasil República do curso de História da Universidade Federal Fluminense. Professora e coordenadora do curso de História no Campus Presidente Vargas da UNESA. Possui bacharelado e licenciatura em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2002) , mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2005), doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense (2010) e pós-doutorado em História Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de História, com ênfase em História política do Brasil República, atuando com os seguintes temas: Militares e Política no Brasil; Militares de Esquerda; Contra-Golpe de 1955; Nacionalismo Militar; Cultura Popular e nacionalismo na Era Vargas. Ministra aulas em instituições de Ensino Superior desde o ano de 2005.

Marcelo Bittencourt Currículo Lattes

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, particularmente nos seguintes temas: Angola, África Austral, colonialismo, lutas de libertação, intelectuais e memória.

Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone Currículo Lattes

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Possui mestrado (2004), bacharelado e licenciatura (2002) em História pela mesma instituição. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é servidor público federal, como professor Adjunto de História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense, e servidor público estadual, como professor Adjunto de História do Brasil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Leciona história no Curso Clio - preparatório para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática e na 3a série do Ensino Médio no Colégio Andrews. Colabora com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Foi professor e Diretor Adjunto do Colégio Pedro II - Unidade Escolar Humaitá II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, memória, crise do escravismo, campesinato e politica, questão agrária e ensino de história.

Mario Grynszpan Currículo Lattes

Licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França. É professor associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFF, tendo sido também pesquisador e professor do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas - RJ, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais de 2003 a 2007. Publicou diversos artigos em periódicos especializados, além de livros e vários capítulos de livros. Participou de eventos acadêmicos e proferiu conferências no Brasil e no exterior, já tendo sido Maître de Conférences Invité do Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain da EHESS e conferencista da Cátedra Florestan Fernandes de El Colegio de Mexico. Suas áreas de atuação principais são Sociologia Rural, História Social das Elites e Teoria, Métodos e Historiografia.

Norberto Osvaldo Ferreras Currículo Lattes

Possui graduação em Historia pela Universidad Nacional de Mar Del Plata (1991) , mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001) . Atualmente é Professor adjunto 3 da Universidade Federal Fluminense, Membro de corpo editorial da Perseu. História, Memória e Política e Membro de corpo editorial da História Social (Campinas). Tem experiência na área de História , com ênfase em História da América. Atuando principalmente nos seguintes temas: Classe Trabalhadora, Industrialização, Condições de vida, História Comparada, História do Cotidiano.

Renata Torres Schittino Currículo Lattes

Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Contemporâneos/ NEC-UFF. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em História pela PUC-Rio (2004), doutorado em História pela PUC-Rio (2009), pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2013). Tem experiência na área de História, com ênfase em história contemporânea e história da ásia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: totalitarismo, terrorismo, intelectuais, imperialismo e modernidade.

Samantha Viz Quadrat Currículo Lattes

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora adjunta de História da América Contemporânea da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História Latino-Americana, com ênfase nas últimas ditaduras militares, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, violência política e juventudes.

Alunos

Graduação
Alana Verani | alanaverani@hotmail.com

Iniciação Científica

Bruno Jalles | brunopjalles@gmail.com
Felipe Cáfaro Corrêa |
Jeferson Veiga | jefersonav@hotmail.com
Julia Rocha Martins | julia_rocha@id.uff.br
Juliana Moura Martins | mmf.juliana@gmail.com
Maurício Barbosa | mauriciobarbosa@id.uff.br

Monitoria História Contemporânea

Nubia Moreno | nubia_am@ig.com.br

Iniciação Científica

Rodolfo Carvalho | rodolfo.carvalves@gmail.com
Rodrigo de Castro Lourenço | rodrigolourenco@id.uff.br
Stephanie Godiva | stephaniegodiva@gmail.com
Vanessa Ferreira | vanessa.cferreira@bol.com.br

Bolsista NEC

Mestrado
Alexandre Vander Velden | alexandrevelden@gmail.com
André Jobim | andrejmartins@gmail.com

Mensagens da nova nação: a identidade na política exterior dos primeiros anos da República brasileira (1889-1912). Início: 2014.

Brenda Rupar | brendarupar@yahoo.com

Los convulsionados años sesenta en Argentina: un aporte a partir delestudio de las organizaciones maoístas de la época. Início: 2014.

Bruno Cesar Rodrigues Thomaz | bruth_05@yahoo.com.br

Da água se fez vinho; da cerveja se fez revolução: bebida alcoólica e cultura popular no México revolucionário. Início: 2014.

Camilo Domingues | camilodomingues@hotmail.com

Nikolai Gavrilovich Chernyshevsky e a intelligentsia russa: filosofia, arte e revolução na segunda metade do século XIX. Início: 2013.

Daniel Chaves Fillipini | danielfilippinichaves@gmail.com

Testemunho e história. Início: 2013.

Diogo Eduardo Carvalho dos Santos | diogoemcs@gmail.com
Érica Diniz Velez | dinizvelez@gmail.com

FEMINISMO E AUTORITARISMO, As fiéis colaboradoras do Estado. Um debate sobre consenso no Brasil entre os anos de 1968/74. Início: 2013.

Erika Cardoso | erikacardoso.uff@gmail.com

Carlos Zéfiro e o discurso moral no Brasil (1950-1970). Conclusão: 2014.

Felipe Paiva | paiva.his@gmail.com

A forja de Ogum: formação e aspectos da resistência angolana a partir da literatura (1961-1975). Início: 2013.

Gabriel Vitorino Sobreira | gabriel.vsobreira@gmail.com

A influência da Organização Internacional do Trabalho na confecção da CLT. Início: 2012.

João Paulo Henrique Pinto | joaopaulohenriquepinto@gmail.com

Projetos culturais para angolanizar Angola os intelectuais e o MPLA entre tradições e modernidades. Início: 2014.

Manuel Matine | mhmatine@hotmail.com

Integração e exclusão no colonato do Limpopo (Moçambique 1953/1967). Início: 2013.

Mariana Bruce |

A "Democracia Participativa y Protagonica", o Povo e o Líder: A Experiência dos Consejos Comunales na Parroquia 23 de Enero (Caracas/Venezuela). Conclusão:2013.

Rafael Almeida Cruz. | rafacruz3@gmail.com

Associações Mutualistas e o Mundo do Trabalho Os Trabalhadores e suas organizações. Início: 2013.

Rafaela Mateus Antunes dos Santos | rafaelamateus@yahoo.com.br

O outro lado da rua Maria Antônia A atuação da juventude de direita brasileira (1961-1968). Início: 2013.

Raphael Fernandes Xavier Duarte | raphaxune@gmail.com

O PT na Encruzilhada: entre o Liberalismo e o Nacional-Estatismo. Início: 2014.

Valesca de Souza Almeida | valmeida@id.uff.br

O Bom Burguês : de bancário modelo ao exílio. A trajetória de Jorge Medeiros Valle sob a ditadura civil-militar brasileira.Início: 2013. 

Doutorado
Amanda Palomo Alves | dinhapalomo@hotmail.com

"Angolano segue em frente": o nacionalismo musical em Angola (1950-1975). Início: 2011.

Andre Franklin Palmeira | andrefranklin23@yahoo.com.br

O Partido do Brasil: a História do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (1980-2010). Início: 2013.

Cristiana Costa da Rocha | cristianacrocha@gmail.com

Memória do Trabalho, Trabalho da Memória: Conflitos Agrários, Família e Trabalho Escravo no Tempo Presente (Barras, Piauí). Início: 2011.

Cristiane Nascimento | cristianenasc@yahoo.com.br

Nem tão Marx, nem tão Maomé: A construção da nação socialista moçambicana e a sua relação com os muçulmanos (1964-1980). Início: 2013.

Marco Antonio Serafim de Carvalho | marcoserafim@yahoo.com.br

Julio Cortázar pela América Latina - o Tribunal Russell, literatura e engajamento no período 1963-1983. Início: 2014.

Miguel Angel Suarez Escobio | cortazar55@hotmail.com

Indústria, Imperatrix Mundo. Anti-industrialismo, revolução e democracia, 1889-1939. Início: 2013.

Ruben Maciel Franklin | rbnhist@yahoo.com.br

(H)a história depois do muro?: a New Left Review no pós-89. Início: 2011.

Tiago Ferreira | tiagocarioca@yahoo.com.br

Pastores de desejos cristãos, dissidentes e o governo dos vivos a partir do avanço da aids em Angola (1985 2008). Início: 2014.