Pesquisar historia.uff.br:

Inscrição em Disciplinas

O que é

O aluno regularmente matriculado solicita, a cada período letivo, as disciplinas/atividades previstas para o seu período de acordo com o Fluxograma do Curso.

As modalidades de inscrição em disciplinas – online e presencial – correspondem a procedimentos e prazos próprios.

O processo de inscrição em disciplinas é realizado online, no sistema Iduff, e segue os procedimentos e normas definidos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF, conforme descrição abaixo.

O aluno deve selecionar cuidadosamente as disciplinas na fase de inscrição online, levando em consideração os seguintes critérios impostos pelo sistema, que organizará os inscritos de acordo com os seguintes critérios: provável formando, turno, carga horária acumulada e coeficiente de rendimento.

A indicação é que os alunos se inscrevam preferencialmente em disciplinas de seu próprio turno (manhã ou noite), em especial no caso daquelas do ciclo básico, para não correrem o risco de serem classificados como excedentes. Desta forma, deve-se evitar permanecer na situação de excedente quando da inscrição online.

Não é desejável inscrever-se em disciplinas sem a intensão de cursá-las. Em caso de exclusão, cancelamento ou trancamento da disciplina, não será possível incluir outra em seu lugar, salvo os casos previstos no Regulamento.

Como fazer

  1. Inscrição online: os alunos regulares se candidatam às vagas oferecidas nas disciplinas obrigatórias e optativas que constam no fluxograma do curso. Esta candidatura não segue ordem de inscrição, a posição do aluno na turma é definida respeitando-se os critérios acima mencionados.  Validação da inscrição online: neste momento a Coordenação avalia e valida os planos de estudos dos alunos.
    Recomenda-se fortemente que o aluno imprima ou salve o seu plano de estudo no ato da inscrição online. Este documento é imprescindível para solicitar qualquer alteração na inscrição, durante o período de ajuste, motivada por eventual falha no sistema IDUFF.
  2. Inscrição presencial: serve exclusivamente àqueles que não realizaram a inscrição online. Os alunos devem comparecer na secretaria da coordenação para realizar inscrição. Neste caso, a inscrição está condicionada à existência de vagas nas disciplinas pretendidas.
    Validação da inscrição presencial: neste período a coordenação avalia o processo de inscrição presencial e valida os planos de estudos dos alunos.
  3. Período de ajustes: neste período, definido no calendário administrativo, serão resolvidas as pendências relativas às inscrições anteriores. De acordo com o parágrafo 2º. do artigo 60 do Regulamento dos Cursos de Graduação “O Período de Ajuste é prerrogativa da Coordenação do Curso não sendo permitido ao aluno solicitar inclusão de uma ou mais disciplinas/atividades, em decorrência de cancelamento de outra, bem como a inscrição em outra(s) disciplina(s)/atividade(s) que não havia(m) sido pleiteada(s) no período regular de inscrição, exceto para permitir melhor fluxo do aluno no Curso a critério da Coordenação ou Colegiado do Curso.”

Quando fazer

Os prazos das diferentes modalidades de inscrição em disciplinas constam no Calendário Escolar.

Regulamento dos Cursos de Graduação ver, em especial, a partir do artigo 58.

CAPES
Domínio Público
Periódicos
CNPq
Lattes
FAPERJ