Pesquisar historia.uff.br:

Dispensa de Disciplina

O que é

Todo aluno que cursou e obteve aprovação em disciplina com conteúdo semelhante ao de disciplina do currículo do curso de História, pode solicitar a dispensa, dentro dos prazos estabelecidos no calendário escolar.

O aluno pode requerer a dispensa de disciplina, obrigatória ou optativa, cursada em outro Curso de Graduação ou Pós-Graduação realizado na UFF ou em outra instituição de ensino, no Brasil ou no exterior.

A dispensa será concedida se a disciplina cursada tiver pelo menos 80% do conteúdo programático e da carga horária equivalente a que integra o currículo do curso de graduação em História.

Como fazer

O aluno deverá preencher o formulário de dispensa de disciplinas para solicitar a avaliação da equivalência, anexando ao pedido os seguintes documentos comprobatórios:

  • Histórico escolar e/ou certificado de aprovação;
  • Programa da disciplina cursada em outro curso da UFF ou em outra instituição, com discriminação do código, carga horária, ementa e conteúdo programático;

Os programas e ementas das disciplinas cursadas na UFF devem ser solicitados pelo aluno nos respectivos Departamentos.

No caso de disciplina cursada em IES estrangeira, a documentação para análise da dispensa é a mesma, acrescida da documentação específica conforme a modalidade do programa ou convênio.

A solicitação de dispensa deve ser entregue na secretaria da Coordenação do Curso de História, observando os prazos definidos.

Quando fazer

Os alunos ingressantes devem solicitar a dispensa de disciplinas por ocasião da matrícula, para que seja organizado o seu Plano de Estudos futuro.

Os alunos que participaram de programas de mobilidade acadêmica devem solicitar a dispensa e aproveitamento das disciplinas cursadas imediatamente após o retorno.

Os demais alunos, podem solicitar as dispensas até o penúltimo semestre letivo antes dos procedimentos necessários para a conclusão do Curso.

Periódicos
CNPq
Domínio Público
FAPERJ
CAPES
Lattes