Pesquisar historia.uff.br:

Atividades Complementares

O que é

As Atividades Complementares (ACs) são componentes curriculares obrigatórios do Curso de Graduação em História - Licenciatura e Bacharelado, devendo ser realizadas por todos os alunos, em qualquer das modalidades de ingresso, a partir do primeiro semestre de 2011.

As ACs visam ampliar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e a formação acadêmica dos graduandos. A regulamentação das ACs foi definida pelo Colegiado de Curso em 25/04/2013 por meio da Resolução GGH 01/2013.

Os alunos deverão cumprir 200 (duzentas) horas de atividades complementares, distribuídas entre ao menos duas das quatro categorias abaixo descritas:

  1. Atividade Complementar de Ensino (AC de Ensino)
  2. Atividade Complementar de Pesquisa (AC de Pesquisa)
  3. Atividade Complementar de Extensão (AC de Extensão)
  4. Atividade Complementar de Gestão e Cidadania (AC de Gestão e Cidadania)
  5. Outras Atividades Complementares a juízo da Comissão Acadêmica e do Núcleo Docente Estruturante.

A carga horária de cada categoria de AC não pode ultrapassar o limite de 100 (cem) horas.

A caracterização das atividades que compõem cada categoria e o aproveitamento da carga horária máxima por semestre estão definidos na tabela Categorias das Atividades Complementares (ACs) e aproveitamento máximo de carga horária semestral.

Como fazer

O Aluno deverá prestar contas da realização das atividades complementares e solicitar a validação das mesmas, mediante a entrega, junto à secretaria da Coordenação de Curso, dos seguintes documentos:

  1. Formulário de Validação de Atividades Complementares com a descrição das atividades realizadas, a carga horária correspondente, período de execução;
  2. Cópias de certificados de participação nas atividades, emitidos pelas instituições responsáveis, com descrição da atividade, período de execução, especificação de carga horária cumprida, e assinatura dos organizadores e/ou responsáveis.

Quando fazer

As 200 (duzentas) horas de ACs devem ser distribuídas ao longo dos anos de Graduação, segundo a disponibilidade do aluno.

O prazo para a solicitação de validação das ACs e apresentação dos documentos comprobatórios encerra-se ao final do penúltimo semestre letivo do curso.

A validação das ACs deverá ocorrer durante o período em que o aluno estiver regularmente matriculado, excetuando-se eventuais períodos de trancamento.

Domínio Público
FAPERJ
Periódicos
Lattes
CNPq
CAPES