Pesquisar historia.uff.br:

Atividades Acadêmicas Curriculares

O que é

As Atividades Acadêmicas Curriculares I e Atividades Acadêmicas Curriculares II – AAC1 e AAC2 – são componentes curriculares obrigatórios devendo ser realizadas por todos os alunos que ingressaram até o segundo semestre de 2010. Elas visam o aproveitamento das atividades extracurriculares que contribuem para o desenvolvimento de competências para a formação do profissional de História.

Os alunos deverão cumprir 200 (duzentas) horas referentes às AACs distribuídas entre ao menos duas das quatro modalidades abaixo descritas:

  1. Atividade Acadêmica Curricular de Pesquisa
  2. Atividade Acadêmica Curricular de Extensão
  3. Atividade Acadêmica Curricular de Ensino
  4. Outras Atividades Acadêmicas Curriculares a juízo da Comissão Acadêmica e do Núcleo Docente Estruturante

As AAC1 (GHT 04282) dizem respeito às atividades de estágio dos alunos, em pesquisa e/ou ensino, extensão? com carga horária máxima total de 240 horas.

As AAC2 (GHT 04283) dizem respeito à participação dos alunos em atividades e eventos científicos e acadêmicos como seminários, congressos ou simpósios, discussões temáticas e grupos de estudos realizados ao longo do curso em um total de 120 horas no conjunto das atividades mencionadas acima.

As AAC1 e AAC2 equivalerão, no máximo, a duas disciplinas optativas e/ou eletivas, podendo o aluno obter até 8 créditos, através de dispensa em duas AAC1, ou em duas AAC2 ou, ainda, em uma de cada.

A regulamentação das Atividades Acadêmicas Curriculares foi estabelecida pela Instrução de Serviço PROAC, nº. 02, de 16 de abril de 2009, publicada no Boletim de Serviço n° 066, de 20/04/2009, Seção IV, p. 31.

Como fazer

O aluno deverá preencher o Formulário de Validação de Atividades Acadêmicas Curriculares (AAC) e organizar um dossiê que comprove a realização de 200 (duzentas) horas de atividades acadêmicas com ênfase em ao menos duas das modalidades definidas.

O dossiê deverá ser acompanhado da documentação exigida para validação dos créditos na AAC pretendida.

Os relatórios para a validação das AAC1 e AAC2 deverão evidenciar domínio do conteúdo das atividades desenvolvidas.

No caso de AAC1 o dossiê deverá ser composto pelo relatório do aluno, parecer do orientador ou responsável legal pela atividade de estágio, acompanhado da documentação comprobatória do estágio e da carga horária cumprida (Termo de Compromisso e Plano de Atividades).

No caso de AAC2 o relatório deverá detalhar cada atividade realizada, e anexar os documentos coprobatórios de participação em cada evento. Recomenda-se que os alunos apresentem as discussões historiográficas e temáticas realizadas, as indicações bibliográfica recebidas e os caminhos abertos para seus próprios estudos. O relatório pode, também, ser substituído ou complementado por trabalho final do curso realizado, quando for o caso.

Quando

As AAC1 e AAC2 podem ser realizadas de acordo com a disponibilidade do(a) aluno(a), ao longo do seu curso. A comprovação e validação das AAC1 e AAC2 poderá ser solicitada pelos alunos, na secretaria da Coordenação de Curso, a qualquer momento até o semestre anterior à conclusão de seu curso.

A Coordenação de Curso avaliará esses pedidos, com base nos critérios acima e documentação comprobatória anexada pelo aluno, e decidirá pela validação, ou não, da carga horária corresponde à AAC solicitada.

Periódicos
Lattes
CAPES
FAPERJ
CNPq
Domínio Público