Nações em Movimento: história e diversidade cultural nos museus brasileiros

O projeto propõe uma reflexão, em perspectiva histórica, sobre as diversidades étnica, de gênero e confessional que caracterizam a sociedade brasileira atual. Mediante a parceria com o Museu Histórico Nacional (MHN) e o Museu Nacional (MN-UFRJ), historiadores e antropólogos analisam peças pertencentes aos acervos dessas instituições, tomando-as como chaves de acesso para articular presente e passado de diferentes grupos e culturas, bem como suas relações entre si. Outrora exibidos como celebrações de uma história nacional, esses artefatos ajudam a entender e a explicar as faces de um passado mais complexo, composto por diversas Nações em Movimento .

Acessar

Caminhos da intolerância no mundo ibérico do Antigo Regime

Na primeira parte o Santo Ofício foi tema escolhido para se analisarem diversos aspectos da intolerância que marcou fortemente esta instituição. Cristãos-novos, feiticeiros, bígamos e sodomitas, hereges que lotaram os cárceres inquisitoriais, foram alvo de estudo dos respectivos artigos. Na segunda parte do livro, são examinadas as tensões entre a Igreja e as demais estruturas de poder. Na terceira parte privilegia-se o espaço oriental para se discutir o embate cultural que marcou a presença portuguesa na região, temperada por múltiplas perseguições religiosas. E, por fim, na última parte, chamada “Intolerância, poder, sociedade e representações”, o leque de análise é mais amplo, e abarca questões relativas a processos de ascensão social, ao discurso sobre a mulher nas rebeliões na América Portuguesa, ao papel da imprensa etc.    

Acessar

E-book Maquiavel no Brasil

Maquiavel no Brasil: dos descobrimentos ao século XXI trata de um tema fascinante: os percursos da obra de Nicolau Maquiavel, desde os primeiros movimentos da colonização portuguesa no século XVI até os dias de hoje. A obra desbrava, com a competência acadêmica e com a complexidade reivindicada pela pesquisa de fontes, aspectos desconhecidos da recepção deste multifacetado personagem em terras brasileiras, num mergulho inédito nos tortuosos caminhos e descaminhos da obra desse florentino genial que continua a surpreender.

Acessar

Revista 7 Mares

A revista 7 Mares é uma publicação eletrônica semestral, organizada e dirigida por pós-graduandos de História ligados ao núcleo Companhia das Índias da Universidade Federal Fluminense, com a finalidade de publicar artigos originais e outros trabalhos especificamente relacionados à Época Moderna.

Acessar

Impressões rebeldes

Impressões rebeldes – documentos e palavras que forjaram a História dos protestos no Brasil, reunindo site, Facebook e Twitter, é uma plataforma colaborativa de divulgação de documentos sobre as revoltas coloniais e, ainda, campo de debates sobre o tema das lutas políticas na época moderna. O site IR apresenta iconografia e textos originais, ou reeditados, produzidos por especialistas a respeito de temas relevantes sobre as rebeliões.

Acessar