19-20
out
2018

Seminário: Materialidade e interpretação de manuscritos e impressos na Época Moderna (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Pesquisas em debate

Universidade de Brasília - Auditório Cassiano Nunes, Biblioteca Central - Campus Universitário Darcy Ribeiro - DF

Nos dias de hoje, a digitalização crescente de fundos arquivísticos e bibliográficos e seu fácil acesso pela internet parecem fazer esquecer que os documentos históricos são compostos, em grande número, por papéis, letras, cadernos e tintas. Eles também possuem suas “histórias”, tecidas por entre autorias de perfis variados, circunstâncias de produção, arquivos particulares e coleções, até migrarem para instituições públicas e serem parcialmente consultados em formato digital.

As informações sobre aspectos materiais, produção, trajetórias e tipologias dos documentos complementam, transformam e enriquecem suas análises textual, visual e gráfica, de modo recíproco. Não raro, interpretações tradicionais são revisadas por essa forma de pesquisa.

O Seminário tem origem num recente curso de pós-graduação ministrado pelos professores Rodrigo Bentes Monteiro (UFF) e André de Melo Araújo (UnB) no PPGH-UFF. Ele visa colocar em situação de debate nove pesquisas de investigadores de universidades brasileiras, feitas em arquivos e bibliotecas nacionais e estrangeiros. Essas investigações procuram ser atentas à necessidade de uma interpretação mais apurada dos documentos provenientes da Época Moderna, com análises sobre as dimensões textual, gráfica e material de manuscritos e impressos, seus percursos, processos de edição etc.

Ao proporcionar aos colegas e ao público presente a oportunidade de participar de uma troca aberta de sugestões, dúvidas e críticas construtivas em torno de aspectos relevantes da pesquisa histórica, o Seminário também envolve competências e interesses de historiadores, bibliotecários, arquivistas, restauradores e técnicos, assumindo uma proposta interdisciplinar.

Trata-se de promover a valorização desses vínculos profissionais, associados aos benefícios das novas tecnologias para o exame de fontes escritas e visuais, a fim de qualificar a pesquisa histórica e o apreço à conservação dos registros em papel no Brasil.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS !!!

ATENÇÃO:

  • As inscrições são gratuitas, mas o números de inscritos será LIMITADO. As inscrições serão feitas somente online por meio do formulário disponibilizado neste site;

 

  • Os CERTIFICADOS serão enviados por e-mail  após a realização do evento, APENAS para aqueles inscritos por meio do formulário e presentes às quatro sessões do Seminário. Pede-se atenção ao preenchimento correto do e-mail durante a inscrição;

 

  • A fim de favorecer a organização do evento, solicitamos, por favor, que se inscrevam apenas os que realmente tiverem condições de comparecer ao Seminário, pois as vagas são limitadas. Agradecemos a vossa colaboração.

 

Inscrições encerradas

PROGRAMA

6a feira, 19/10
14h00
Abertura

14h30 / 16h00
1 – Materialidade e circulação
Moderadora – Tereza Kirschner (UnB)
– Impérios portáteis: investigação sobre o gênero atlas na crise dos impérios modernos (1713-1825), Iris Kantor (USP)
– Vestígios materiais para estudo da produção e circulação de manuscritos: três casos de estudo para a história e a restauração, Márcia Almada (UFMG)
16h15 / 18h30
2 – Fontes conjuntas
Moderador – Marcos Aurélio Pereira (UnB)
– O prefácio como gênero e sua especificidade nos textos cosmográficos, Andréa Doré (UFPR)
– Edifício das letras: história e controvérsia na Bibliothèque Française de Charles Sorel, Luiz César de Sá (UnB)
– Política, espetáculo e propaganda: o uso político do mecenato e da imprensa pelos representantes da corte portuguesa em Roma durante as primeiras décadas do século XVIII, Marília de Azambuja Ribeiro (UFPE)

Sábado, 20/10
09h30 / 11h00
3 – Interpretações textuais
Moderador – Raphael Greenhalgh (UnB)
– O fígado e a vingança feminina: a literatura de rua francesa como fonte para uma história das emoções, Silvia Liebel (UFMG)
– O maravilhoso e as histórias no códice sobre a revolta de 1720 em Vila Rica, Rodrigo Bentes Monteiro (UFF)

11h00 / 12h30
4 – Edições em processo
Moderadora – Valeria Gauz (Museu da República)
– Menasseh Ben Israel como editor: a edição de Esperança de Israel/Spes Israelis (1650) e os embates políticos pela readmissão dos judeus na Inglaterra, Luís Filipe Silvério Lima (Unifesp)
– A configuração visual da informação histórica à época do iluminismo alemão, André de Melo Araújo (UnB)

12h30
Balanço das atividades

 

Organização
André de Melo Araújo
Rodrigo Bentes Monteiro

Arte
Ana Luisa Videira
Design gráfico
Tel. 21 2239-0157 / Cel. 21 98664-9670 / analuisapvideira@gmail.com

Secretaria
Luísy Andrade Guimarães
ciadasindias@historia.uff.br

Visite também os Facebooks da Cia das Índias (https://www.facebook.com/ciadasindiasuff/) e do PPGHIS/UnB (https://pt-br.facebook.com/ppghisunb) para acompanhar as informações do evento.