Graciliano Ramos e os animais: diálogos sobre a representação da fauna na obra Vidas Secas

CATARINA DE OLIVEIRA BURITI*, JOSÉ OTÁVIO AGUIAR** e BREAD SOARES ESTEVAM***
Doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Mestre em História pela mesma instituição. Integra a equipe técnica do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). ** Doutor em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós-Doutor em História, Relações de Poder, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/PB). *** Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS). Bacharel em História pela mesma instituição, com qualificação complementar em Educação à Distância, Gestão Ambiental e Controle Ambiental Industrial. Pesquisador do Grupo História do Patrimônio Socioambiental da FURG.